Ativistas convocam Bicicletada pela Segurança no Trânsito em Belém: Participe do 1º Circuito de Mobilidade e Café Encontro com o AfroMob!

Ativistas convocam ato contra mortes no trânsito na Região Metropolitana de Belém e apontam a falta de acessibilidade nas obras para a COP 30

Segundo o coletivo Paráciclo, principal obra de mobilidade da Grande Belém, o BRT da rodovia BR-316 não possui ciclovias continuadas e ignora a segurança e bem-estar de pedestres.

Ruth Costa, presidente do coletivo Paráciclo, denuncia a falta de segurança no trânsito na Grande Belém. A insegurança do trânsito da Região Metropolitana de Belém tem culminado em acidentes e mortes nas grandes vias. O Coletivo Paráciclo, dedicado à mobilidade urbana na Amazônia, promove uma agenda de atividades e mobilizações esta semana para debater a violência no trânsito e os desafios para garantir a vida de ciclistas e pedestres na capital da COP 30. A programação, que começa nesta sexta-feira (13) e segue até sábado (14), conta com atos, oficinas gratuitas e debates abertos ao público.

Ruth Costa, que integra a diretoria do coletivo, ressalta a urgência da discussão sobre a precariedade da estrutura da mobilidade em Belém diante dos casos recorrentes de mortes de ciclistas e do avanço de grandes obras de trânsito que ignoram a segurança de transeuntes e ciclistas na capital.

O coletivo convoca a população para o ato de abertura da programação, marcado para sexta-feira (13) no Mercado de São Brás, a partir de 19h. A ideia é pedalar em conjunto para marcar a denúncia sobre a insegurança que ameaça ciclistas na cidade.

O Paráciclo promove o 1º Circuito de Mobilidade de Belém no dia 14 de dezembro, no bairro Águas Lindas. A programação será realizada com a metodologia do Café Encontro, promovida pelo AfroMob, onde, através da escuta, a missão é unir forças, competências, vivências e articulações diante da urgência na busca por soluções sobre as problemáticas da mobilidade, interseccionando com muitos fatores que impactam na vida da população.

O AfroMob é um movimento afro diaspórico pela mobilidade no Brasil, que visa debater, refletir e buscar soluções e apoios para a pauta da mobilidade urbana de forma ampla e plural do povo negro. Além disso, o encontro marca a inauguração da Yellow Zone Águas Lindas Belém, ação da COP das Baixadas, como espaço de diálogo das periferias.

Toda a programação é aberta ao público, e oferta ainda uma oficina de grafite, que está com inscrições gratuitas online. Não perca a Bicicletada pela segurança no trânsito, marcada para dia 13 de dezembro, a partir de 19h no Mercado de São Brás. A programação continua com a inauguração da Yellow Zone Águas Lindas e o Café Encontro, promovido pelo AfroMob, no dia 14 de dezembro, de 9h às 13h, na casa da Ruth Costa, diretora do coletivo Paráciclo, no conjunto Jardim Nova Vida, rua João Batista 98, Bairro de Águas Lindas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Assista ao Festival Psica 2024 de Belém do Pará no Multishow: Programa Especial com os Melhores Momentos e Atrações Incríveis!

O Multishow fará um programa especial de 52 minutos do Festival Psica 2024 em Belém do Pará este ano. O registro será exibido no dia 22 de dezembro, às 13h30, no canal Multishow, e uma versão de 90 minutos ficará disponível no Globoplay. Também haverá uma exibição no dia 30 de dezembro, às 23h, no canal BIS.

O programa vai mostrar os melhores momentos do maior festival artístico e cultural do Norte, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro na Cidade Velha – centro histórico de Belém, e no Estádio Mangueirão. Reunindo mais de 50 atrações, nacionais e internacionais, o Festival Psica celebra a potência da cultura negra e periférica da Pan-Amazônia.

Diretor do Festival, Jeft Dias disse que “a gravação do programa é uma ótima oportunidade para mostrar o trabalho que o público do Psica já conhece”. “A gente já mostrou que esse trabalho é diferente de tudo o Brasil já viu e agora vamos conseguir mostrar que aqui no nosso território, no Pará, a gente tem eventos de qualidade e, daqui pra frente, a meta é que no ano que vem o Festival seja transmitido ao vivo para todo o mundo”, afirmou.

Batizada de Psica Dourado, a edição deste ano reúne no line-up a vencedora do Grammy Latino Liniker, a cantora paraense Fafá de Belém, rainha da tecnocúmbia, a peruana Rossy War, a estrela da sofrência João Gomes, o fenômeno Baianasystem, feats inéditos, como Cátia de França + Amelinha, e muito mais. Também estão confirmadas as apresentações da diva pop Pabllo Vittar, da rapper Duquesa, indicada ao prêmio internacional BET Awards, a icônica batalha dos Bois de Parintins que irão se encontrar com o Boi da Pavulagem, a banda Os Brothers, e as aparelhagens Superpop Live, Carabao e J SOM.

Com mais de uma década de existência, o festival já trouxe para Belém shows inesquecíveis de grandes nomes como Elza Soares, Alcione, Chico César, Daniela Mercury, Urias, Liniker, Luedji Luna, Karol Conká, Marina Sena, além de performances exclusivas de Gaby Amarantos, Viviane Batidão e Madame Saatan. Os ingressos para o festival possuem desconto de 15% para clientes do Cartão Nubank e podem ser adquiridos individualmente, por dia, ou por meio do “Passaporte”, que garante a ida aos dois dias pagos no Mangueirão. Na sexta-feira, a programação é gratuita em cinco palcos a céu aberto no bairro da Cidade Velha. Em seguida, o festival ocupa o Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, para dois dias de festa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp