Última atualização 01/10/2022 | 09:29
Em pesquisa Arko/Atlas com divulgação nesta sexta-feira, 30, o ex-presidente Lula (PT) aparece próximo de conquistar o terceiro mandato. Analisando apenas os votos válidos, o petista chegou a 50,7% contra 41% de seu principal concorrente, Jair Bolsonaro (PL). Na disputa pela presidência das Eleições 2022, se essas porcentagens se concretizarem no pleito, Lula seria eleito ainda no primeiro turno.
Lula próximo do objetivo
O levantamento mais recente do Instituto Atlas e da Arko Advice entrevistou 4.500 pessoas pela Internet, entre os dias 24 e 28 de setembro. Como o debate da Globo ocorreu na última quinta-feira, 29, a repercussão de tal programa não entrou em consideração nesta pesquisa. De qualquer forma, Lula aparece na frente.
O ex-presidente somou 49,3% das intenções de voto, contra 39,9% de Bolsonaro. No entanto, descartando os votos nulos, brancos e indecisos, cujos números chegaram a 2,7%, os dois principais competidores subiriam mais de 2% nos votos válidos. Portanto, Lula ultrapassaria os 50% mais um voto, necessários para se eleger no primeiro turno.
Entre os demais candidatos à presidência, Ciro Gomes (PDT) alcançou 3,6% dos votos válidos, enquanto Simone Tebet (MDB) ficou com 2,6%. Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d’Ávila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Padre Kelmon (PTB), Leo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) tiveram menos de 1%.
Vale ressaltar que a margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual. Isso significa que ainda assim Lula poderia cair para menos de 50%, o que culminaria em uma disputa de segundo turno. Na pesquisa estimulada desse cenário, o petista tem 51,8% das intenções de voto, contra 42,4% de Bolsonaro.