Atleta da Unifor, “The Alpha” representará o Brasil na Copa do Mundo FIFAe 2024

Atleta da Unifor se classifica para a Copa do Mundo FIFAe 2024

Conhecido como “The Alpha”, João Victor Lopes é estudante de Ciência da Computação e vai representar o Brasil na competição.

Aos 20 anos, o atleta já é um dos maiores nomes do futebol digital brasileiro, com uma trajetória marcada por títulos nacionais e internacionais — Foto: Arquivo pessoal

João Victor Lopes, estudante de Ciência da Computação e atleta de e-futebol da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, foi convocado para representar o Brasil na Copa do Mundo FIFAe 2024, que será realizada de 9 a 12 de dezembro, em Riad, na Arábia Saudita.

O atleta faz parte da equipe brasileira ao lado do parceiro Gui Fera e do treinador Thiago Avaré. Com 16 equipes na disputa, a competição terá um formato de duplas (2×2), começando pela fase de grupos e avançando ao mata-mata. As partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal da FIFA na Twitch.

“É um prazer enorme estar representando a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. É a primeira vez que o torneio é realizado nesse formato, com a parceria da FIFA sendo algo recente. Trabalhei seis anos para esse momento e estamos treinando com muita intensidade, principalmente em jogadas e táticas, para chegar fortes e conquistar o título”, afirma João Victor.

Aos 20 anos, ele já é um dos maiores nomes do futebol digital brasileiro, com uma trajetória marcada por títulos nacionais e internacionais, além de passagens por clubes renomados como Ceará, Santos e o gigante alemão Bayern de Munique. Bicampeão brasileiro de futebol digital, João Victor, conhecido no cenário de e-sports como “The Alpha”, não é novato em competições de elite.

Suas maiores conquistas até o momento vieram em torneios internacionais. Ele alcançou o topo ao se tornar bicampeão mundial no eFootball, título obtido por meio de vitórias no Global Esports Games, em 2021, e na Copa do Mundo de eFootball, em 2022.

João Victor destaca a importância da Unifor na sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional: “A Universidade, sem dúvidas, entrou na minha vida de uma forma mágica este ano. Ela vem somando muito, dando todo o suporte necessário para que eu me desenvolva como atleta. Espero retribuir esse apoio sendo campeão da Copa do Mundo e levando a bandeira da Unifor para lugares inimagináveis”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal à luz de velas: Queda de energia afeta bairros de Fortaleza

Queda de energia afeta bairros de Fortaleza, e famílias celebram Natal à luz de velas

Problema de abastecimento de energia afetou o bairro Parreão por inteiro e condomínio no Papicu, área nobre da capital cearense.

Bairros de Fortaleza ficam sem luz, e família celebram Natal às escuras

A ceia de Natal deste ano foi diferente para os moradores dos bairros Parreão e Papicu, em Fortaleza. Uma queda de energia deixou diversas residências no escuro, obrigando as famílias a improvisarem uma ceia à luz de velas, em uma noite que deveria ser marcada por alegria e confraternização.

No bairro Papicu, moradores de um condomínio registraram a situação inusitada. Segundo relataram, a energia elétrica foi interrompida por volta das 19h e só voltou às 2h50 da madrugada, quase duas horas após o prazo prometido pela Enel, que havia estimado o restabelecimento do fornecimento para à 1h.

A síndica do condomínio afirmou que a situação foi um “grande constrangimento” para os moradores. Ela também destacou os transtornos enfrentados pelos moradores, como o uso de escadas nos andares mais altos e a perda de alimentos e bebidas que dependiam de refrigeração. Além disso, um dos residentes relatou que a falta de energia comprometeu o uso de um equipamento médico essencial para sua saúde durante o sono.

A Enel afirmou que enviou uma equipe ao local e identificou que o problema foi causado por um defeito nas instalações internas do condomínio, uma responsabilidade do cliente. Apesar disso, a empresa informou que atuou para auxiliar na solução do problema.

No bairro Parreão, a situação foi semelhante. Um vídeo enviado à TV Verdes Mares mostra o bairro completamente no escuro, afetando a celebração de diversas famílias. Segundo a Enio, não houve registro de solicitações relacionadas à falta de energia no local e, por isso, uma equipe será enviada para investigar o que pode ter causado o apagão.

Para os moradores dos dois bairros, o período sem energia foi um momento de grande desconforto e frustração. “A energia não era essencial apenas para a ceia, mas também para o bem-estar de quem depende dela para manter equipamentos de saúde funcionando”, lamentou um dos residentes do Papicu.

O fornecimento de energia foi normalizado apenas nas primeiras horas da madrugada, mas os transtornos enfrentados por centenas de famílias deixaram uma marca em uma data tão especial. Celebrar o Natal à luz das velas certamente ficará marcado na memória dos moradores destes bairros de Fortaleza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp