Atleta de São José dos Pinhais se destaca no vôlei nacional com apoio da Secretaria de Esporte

atleta-de-sao-jose-dos-pinhais-se-destaca-no-volei-nacional-com-apoio-da-secretaria-de-esporte

Atleta formada em São José dos Pinhais conquista espaço na elite do vôlei nacional

Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, atleta começou no vôlei aos nove anos e hoje integra um dos principais clubes do país, o Esporte Clube Pinheiros.

A história da atleta de voleibol Maria Luiza Rabelo Mundo, de 20 anos, é o verdadeiro significado de que os sonhos de criança podem se tornar realidade com incentivo e oportunidade. Aos nove anos, ela não imaginava que iniciar na escolinha de vôlei da prefeitura de sua cidade natal, São José dos Pinhais, a levaria a disputar a principal competição nacional do segundo esporte mais popular do Brasil, integrando um dos principais times do país.

> “Sempre fui apaixonada por esportes por influência da família. Em 2015, meus pais resolveram me matricular na escolinha de vôlei de São José dos Pinhais e o apoio que recebi foi fundamental para minha trajetória”, afirma a atleta.

Maria conta que teve acesso de maneira gratuita a suporte técnico capacitado, espaços para prática de vôlei devidamente equipado e custeio para competições. “Também fui beneficiada pelo programa Bolsa Atleta, que fornece subsídio financeiro a esportistas do município”, acrescenta.

O ex-técnico da jovem, Alberto Montanholi, afirma que Maria logo se destacou pelo rápido desenvolvimento de habilidades e dedicação. “A Malu, logo que iniciou treinando com a gente, se destacou pelo potencial, era muito disciplinada, não faltava treinos e bem extrovertida. Assim que tivemos oportunidade, a levamos para disputar um campeonato Sub-14, mesmo ela tendo apenas 11 anos”, lembra Alberto.

Currículo extenso

Para uma jovem de apenas 20 anos, o currículo de Maria Luiza já é bem extenso quando se trata de títulos e conquistas. Ela já jogou em todas as categorias de base e ganhou campeonatos em equipe e honrarias individuais por melhor desempenho em partidas. A atleta também foi destaque na Taça Paraná de Vôlei, o principal torneio juvenil do voleibol brasileiro, sendo eleita a melhor levantadora do campeonato.

Uma das suas conquistas mais importantes foi a convocação para a Seleção Brasileira de Voleibol feminino Sub-19 que ocorreu em 2022. “Quando fui convocada para a Seleção Brasileira, isso marcou minha carreira e me deu muita visibilidade, resultando em propostas e oportunidades que me levaram onde estou hoje”, afirma a atleta.

Incentivo ao vôlei

Atualmente, São José dos Pinhais conta com 16 times de voleibol para competição, agregando 181 atletas na modalidade, que treinam exclusivamente no Centro de Esporte e Lazer Ney Braga.

Para quem deseja iniciar no voleibol, a Semel disponibiliza mais de 10 espaços públicos em diferentes bairros da cidade. Os interessados devem verificar nos locais desejados os requisitos para participação, já que algumas turmas são destinadas exclusivamente a jovens de 7 a 17 anos.

A consulta pode ser feita presencialmente nos centros esportivos ou pelo telefone (41) 3382-5938. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de endereço atualizado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp