Atletas goianos garantem 11 medalhas no Jubs 2017

Atletas goianos paradesportivos ganharam medalhas para o atletismo, natação e tênis de mesa

Em três dias de competições da 1ª fase dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs 2017), os atletas goianos paradesportivos mostraram preparo, ultrapassaram os próprios limites e garantiram 11 medalhas representando Goiás. No total foram 7 (4 ouros, 2 pratas e um bronze) para o atletismo; 3 ouros na natação e 1 ouro no tênis de mesa.

Atleta desde os 7 anos, Geovana Ramos, que é estudante de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG), conquistou o ouro nos 100 m T37 (paralisia cerebral), também conquistou o ouro nos 200 metros neste domingo. A estudante já participou de 4 edições das paralimpíadas escolares e é a 2ª melhor no ranking de Salto em Distância e campeã da classe T37 no Lançamento de Dardos.

“Minha melhor modalidade é o Lançamento de Disco T-37, mas não havia competidores no Jubs. Corri os 100m e 200m e confesso que não fiz meu melhor tempo, mas estou bem satisfeita. Com mãe e pai na plateia é melhor ainda”, afirma.

Estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG), Haryelle Santo, também dominou 100 m e 200 m na categoria T47 (deficiência nos membros superiores). Haryelle conta que começou a treinar motivada por professores da faculdade e já conquistou medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários, que ocorreu em São Paulo: ouro nos 100 e 200 metros, além da prata no lançamento de dardos.

No atletismo paradesportivo masculino, Uárlio Ozório Barbosa, de 23 anos, estudante de Administração da Estácio de Sá que já havia conquistado a medalha de bronze nos 100 metros, ficou em segundo lugar nos 400m e levou a medalha de prata. Mas o garoto não parou por aí: também conquistou a prata nos 200 m.

Para completar a alegria das provas, foi entrevistado por ninguém menos que o paraibano Petrúcio Ferreira, atual campeão paralímpico nos 100m T45/46/47. Com apenas 20 anos, o detentor do recorde mundial (última edição em Londres) 10,53s teve um dia de repórter pela TV Brasil e homenageou os atletas universitários. “Ele é simplesmente o cara e estava aqui vendo a gente correr em casa, foi emocionante!”.

Natação

Na natação paradesportiva, Tafnes Silveira mostrou que não veio para brincadeira. Em casa, a estudante da Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou o ouro nas modalidades 50m livre e 50m peito e 100m peito feminino.

Tênis de Mesa

Única atleta na categoria feminina par desportiva, Milena França dos Santos, da UFG competiu com os homens, mas pontuou de forma diferenciada e levou o ouro no Tênis de Mesa paradesportivo feminino. Na classificação geral alcançou o segundo lugar. “Já sou atleta paraolímpica e participo de campeonatos brasileiros. Em 2017, conquistei o ouro nos jogos paraolímpicos universitários em SP e essa vitória também é muito importante”, completa Milena.

Jub’s 2017

Os Jogos Universitários Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME) com o apoio do Governo de Goiás, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), Secretária de Segurança Pública de Goiás (SSP- GO), além da Prefeitura de Goiânia- por meio da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Guarda Civil Metropolitana, Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) e Secretaria – e Prefeitura de Trindade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Palmeiras depende apenas de si para conquistar o título do Brasileirão após vitória e tropeço do Botafogo

O Palmeiras está cada vez mais perto do tricampeonato do Brasileirão após uma vitória crucial contra o Bahia na 34ª rodada. O gol de Flaco López, marcado aos 44 minutos do segundo tempo, foi decisivo e catapultou o Palmeiras na disputa pelo título. Com essa vitória, as chances de o Palmeiras ser campeão aumentaram de 28% para 46%, um salto de 18 pontos percentuais.
 
Enquanto isso, o Botafogo, líder do campeonato, perdeu grande parte de sua vantagem após empatar com o Atlético-MG fora de casa. Embora tenha conquistado um ponto, as chances de o Botafogo ser campeão caíram de 66% para 50%. No entanto, o Botafogo ainda se mantém como favorito ao título, com quatro rodadas restantes.
 
Na próxima rodada, os dois principais concorrentes ao título enfrentarão adversários envolvidos na luta para evitar o rebaixamento. O Botafogo receberá o Vitória, time que venceu quatro dos últimos cinco jogos, enquanto o Palmeiras viajará para enfrentar o Atlético-GO, último colocado da tabela. Um confronto direto entre Palmeiras e Botafogo está agendado para a terça-feira, dia 26, às 21h30, no Allianz Parque, em um jogo que promete ser histórico pela liderança da classificação.
O Palmeiras está a dois pontos de distância do líder Botafogo e agora depende das próprias forças para conquistar o título. Com a pressão aumentando, os próximos jogos serão cruciais para definir o campeão do Brasileirão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos