Press "Enter" to skip to content

Atletas goianos já conquistaram 13 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2023

Última atualização 08/11/2023 | 17:03

Os alunos-atletas que estão representando o Estado de Goiás nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2023 já conquistaram, até o momento, 13 medalhas nas competições. O evento teve início no dia 27 de outubro e terminam nesta quarta-feira ,8, em Brasília.

A delegação goiana é composta por 211 estudantes/atletas da rede pública estadual e municipal, além de instituições de ensino privadas. A comitiva viajou acompanhada por 59 profissionais da área técnica.

As 13 medalhas estão distribuídas entre quatro de Ouro, seis de Prata e três de Bronze. O Ouro veio nas competições de Judô, Atletismo, Atletismo Adaptado e Vôlei de Praia.

ATLETA QUILOMBOLA

Um dos destaques dos Jogos foi o aluno Claudino da Silva Fernandes, que conquistou o Ouro nas provas de Atletismo – Salto em Distância. Ele tem 14 anos e é aluno do Colégio Estadual Quilombola Kalunga II, na extensão Areia, município de Monte Alegre de Goiás.

Durante esta primeira fase dos Jogos, a soma maior de medalhas foi de Prata, com os estudantes-atletas de Goiás chamando a atenção nas provas de Atletismo/Atletismo Adaptado, que alcançou três medalhas. Duas Pratas também vieram no Xadrez e no Taekwondo. O Atletismo/Atletismo Adaptado garantiu ainda uma medalha de Bronze, assim como aconteceu com o Judô e o Karatê.

JOGOS ESCOLARES BRASILEIROS 2023

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2023 registraram a inscrição de 6.714 estudantes-atletas, sendo considerada a maior edição de todos os tempos. O evento é organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e está dividida em dois blocos.

O primeiro teve início no dia 27 de outubro e prosseguiu até o dia 2 de novembro. Já o segundo está sendo realizado no período de 3 a 9 de novembro.

Os JEBs são a principal competição escolar do Brasil e reúnem estudantes-atletas de 12 a 14 anos das redes pública e privada. Os vencedores garantem sua vaga para os Jogos Sul-Americanos que serão sediados no Chile, em dezembro.

São 18 modalidades em disputa: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling [arte marcial] e xadrez) e mais duas modalidades em demonstração: curling e esgrima.