Na noite desta terça-feira (5), no Estádio Antônio Accioly, o Atlético-GO goleou a LDU por 4×0 em sua estreia na Copa Sul-Americana de 2022. Em jogo válido pelo Grupo F, o Dragão somou três pontos e assumiu a liderança provisória da chave. Pela primeira vez na história da competição, o atual campeão goiano venceu uma partida em casa. Nos três outros confrontos, todos pela edição de 2021, o rubro-negro havia amargado empates de 0x0.
Atlético-GO 3×0 LDU
O Atlético-GO começou melhor a partida. Entre os dez e os 13 minutos, Marlon Freitas protagonizou três lances de perigo. No primeiro, o volante arriscou pelo lado direito e a bola bateu na rede pelo lado de fora.
No segundo, depois de jogada no ataque do Dragão, a redonda ficou viva e Caicedo furou. Marlon Freitas ficou com a sobra de frente para o gol, sozinho. O desvio, no entanto, saiu fraco e o goleiro Falcón defendeu. No terceiro lance, o meia cabeceou após sobra e a tentativa passou à direita da meta.
A partir dali, o jogo ficou mais morno até que, aos 32, Léo Pereira teve a sua chance e mandou para fora. A LDU respondeu aos 36, com cabeceio de Caicedo e excelente intervenção de Luan Polli, salvando em cima da linha.
A segunda etapa foi um bombardeio. Antes dos 15 minutos, Shaylon recebeu cruzamento e teve tudo para marcar de cabeça, mas deslocou demais o goleiro. Shaylon apareceu novamente com um chute colocado da entrada da área. Falcón ficou parado no lance e a trave direita estremeceu com a finalização.
Depois, foi a vez de Jorginho. Após grande corte em cima do marcador, ele chutou quase da linha de fundo, mas a bola não pegou o efeito necessário e foi para fora. Aos 16, Wellington Rato passou por dois e serviu Jorginho, que desta vez precisou apenas completar para o gol vazio.
Aos 31, Jorginho fez o papel de garçom, balançou para cima do adversário e cruzou na medida para Shaylon conferir. Na marca dos 41, em jogada ensaiada após cobrança de falta, Jorginho rolou para Hayner encher o pé com precisão. Por fim, aos 48, Jorginho deu sua terceira assistência para Rickson fechar a conta.
Ceará vence, Santos perde
Os outros dois times brasileiros que estrearam na Copa Sul-Americana de 2022 foram Ceará e Santos.
Pelo Grupo G, o Vozão fez bonito ao derrotar o Independiente por 2×1, na Arena Castelão. Os gols saíram dos pés de Mendoza e Zé Roberto, para os brasileiros, e Togni, para os argentinos. Vale lembrar que o Independiente tem dois títulos de Sul-Americana, além de ser o maior campeão da Libertadores, com sete conquistas.
Já o Peixe amargou um revés. Pelo Grupo C, o alvinegro praiano perdeu para o Banfield por 1×0, com gol de Urzi, no Estádio Florencio Sola. O time paulista é o lanterna de sua chave, sendo que Unión La Calera e Universidad de Quito empataram em 0x0 e somaram um ponto cada.