Press "Enter" to skip to content

Atlético-MG busca estabelecer título de 1937 como Campeonato Brasileiro

O Atlético-MG quer assegurar uma terceira taça de Campeonato Brasileiro. Depois de levantar o troféu da Série A de 2021, conseguindo o feito após 50 anos, o Galo pleiteia o reconhecimento de uma conquista ainda mais antiga. Em 1937, a equipe foi campeã da Copa dos Campeões. Nesta semana, o presidente do clube, Sérgio Coelho, informou que enviará um documento à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando a análise do título.

O que foi a Copa dos Campeões de 1937?

A Copa dos Campeões de 1937 reuniu um total de seis times, todos eles da Região Sudeste. Na fase preliminar, o Aliança, do Rio de Janeiro, enfrentou a Liga da Marinha, do Distrito Federal. É importante lembrar que, naquela época, o RJ era a capital do Brasil. Com uma vitória por 2×0, a Liga da Marinha seguiu em frente e eliminou o Aliança.

O jogo que se sucedeu a esse envolveu a Liga da Marinha e o Rio Branco, do Espírito Santo. Na prorrogação, os capixabas ganharam por 2×0 e avançaram para a fase final. Nos dois primeiros jogos, a Portuguesa, uma das campeãs paulistas de 1936, venceu por 4×1 o Fluminense, um dos campeões cariocas do ano anterior. Em seguida, o Tricolor se recuperou ao golear o Atlético-MG por 6×0. A Copa dos Campeões teve seguimento em turno e returno, com quatro clubes envolvidos. No fim, o Galo somou nove pontos, ficando na liderança e faturando a taça do torneio.

Por que o Atlético-MG considera como um Brasileiro?

A justificativa do Atlético-MG está fundamentada principalmente na repercussão do campeonato na época. A mídia esportiva em 1937 considerou o feito do Galo como o primeiro título de expressão nacional da história, sendo que eram disputados somente estaduais. No momento, a CBF está de recesso, e só retomará as suas atividades em 4 de janeiro de 2022. Então, a entidade tomará uma decisão acerca da Copa dos Campeões.