Atlético-MG completa 117 anos atraindo gigante esportiva mundial em parceria histórica com a Nike

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Nos 117 anos do Atlético-MG, entenda como clube atraiu gigante esportiva mundial

Aniversariante desta terça-feira, Galo conta com maior patrocínio da história do clube e outros trunfos para acordo com nova fornecedora de material esportivo

Atlético-MG atrai gigante esportivo que busca retomada mundial; professor comenta

Na sétima posição do ranking das maiores torcidas do país, segundo levantamento recente da TM20 Branding e Brazil Panels, o Atlético-MG vai se tornar parceiro da Nike, na retomada da fornecedora de material esportivo em solo brasileiro. A empresa norte-americana vai substituir a rival Adidas, a partir de janeiro de 2026, patrocinando o Galo e estampando a marca pela primeira vez no uniforme alvinegro.

O Atlético, que completa 117 anos nesta terça-feira, tinha chance de renovar com a atual fornecedora. Por questão de confidencialidade do contrato vigente, o clube não comenta a nova parceria. O de apurou que os números oferecidos pela empresa dos EUA superaram a oferta alemã. Os valores são mantidos em sigilo, mas estão atrelados a metas e vendas dos uniformes.

Atualmente, a Nike tem apenas um time — o Corinthians — entre os 20 que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025. Às vésperas da Copa do Mundo de 2026, a fornecedora norte-americana busca uma retomada no Brasil e no mundo.

O que atrai tanto investimento ao Atlético? Por que o olhar de um gigante mundial como a Nike para o Galo? O ge ouviu um especialista em marketing esportivo para entender a negociação milionária.
— Em termos estratégicos, a Nike está expandindo sua presença no Brasil, um dos maiores mercados do futebol mundial. O futebol representa uma categoria chave nas receitas da marca, e a parceria com o Atlético fortalece ainda mais essa conexão com os torcedores brasileiros — disse Eduardo Corch, professor do Insper e consultor de marketing.

Será a primeira vez que a Nike será fornecedora de material esportivo de um clube em Minas Gerais. A marca deve fechar com outras duas equipes brasileiras: Vasco e Grêmio.
Em âmbito mundial, a empresa norte-americana assinou com a Alemanha, que tinha a Adidas como fornecedora há 70 anos. Além disso, renovou com a seleção brasileira e vai pagar 100 milhões de dólares fixos, além de valores variáveis, no maior contrato da história da Confederação Brasileira de Futebol.

TRUNFOS ATLETICANOS

O momento do Atlético, dentro e fora de campo, atrai grandes marcas e patrocínios para o clube, segundo as palavras de Eduardo Corch. Um dos pontos destacados pelo consultor está relacionado com a torcida alvinegra. A reestruturação para a SAF e a inauguração da Arena MRV também pesam para o clube se tornar mais atrativo no mercado.
> “O Atlético possui uma torcida fiel e engajada, tanto no estádio quanto nas redes sociais, o que oferece uma grande oportunidade para criar conexões emocionais com os torcedores e gerar receitas com a venda de produtos oficiais”.

— Além disso, o clube passou por uma recente reestruturação, tornando-se SAF, com administração profissional, regras claras de governança e transparência, o que atraiu a atenção da Nike, uma vez que marcas internacionais geralmente são seletivas em suas parcerias esportivas. A inauguração da Arena MRV, e a existência do CT, um dos melhores do Brasil reforçam ainda mais a estabilidade do clube, um fator positivo para a Nike.

Recentemente, um dos casos de sucesso do clube foi o projeto do “Manto da Massa”. A iniciativa fez torcedores desenharem vários modelos de camisa. Depois de uma votação popular, a torcida escolhia o uniforme que iria ser fabricado. Em cinco anos de projeto, foram 450 mil camisas vendidas.

— É relevante o potencial comercial do Atlético, que historicamente apresenta bons números de vendas de produtos oficiais, tornando-se uma escolha atrativa para marcas que buscam parcerias com clubes de forte apelo comercial — destacou o professor.

Dentro de campo, o foco é voltar a disputar a Libertadores em 2026. O clube inicia nesta semana o Brasileirão e a Copa Sul-Americana e tem como metas financeiras alcançar, pelo menos, as semifinais da competição internacional, as quartas de final da Copa do Brasil e atingir a sexta posição no torneio nacional.

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