Press "Enter" to skip to content

Atlético-MG e Flamengo decidem Supercopa do Brasil neste domingo, 20

Última atualização 20/02/2022 | 07:43

Uma das maiores rivalidades interestaduais da história marca a disputa da Supercopa do Brasil de 2022. Neste domingo (20), a partir das 16h, Atlético-MG e Flamengo medem forças na Arena Pantanal. O jogo vale a primeira taça do calendário nacional no ano e a ideia é promover um duelo entre os atuais campeões da Série A e da Copa do Brasil. Como o Galo faturou ambos os títulos no ano passado, 0 adversário passou a ser o vice-campeão do Brasileirão. No caso, o Fla.

A Supercopa do Brasil

A primeira edição da Supercopa do Brasil aconteceu em 1990. Naquela ocasião, Grêmio e Vasco travaram o duelo, no qual o Tricolor Gaúcho saiu campeão. No ano seguinte, o Corinthians bateu o Flamengo e também ficou com o troféu. Depois disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) parou de organizar o torneio, que voltou a acontecer em 2020. Flamengo e Athletico Paranense se enfrentaram, e o Mais Querido saiu triunfante. Em 2021, o Flamengo novamente ganhou, desta vez diante do Palmeiras, nos pênaltis.

Agora, pela quarta vez consecutiva, o rubro-negro carioca se classificou para a Supercopa. Mas, agora, o time entrou de maneira diferente. De acordo com o regulamento da competição, se houver um mesmo campeão no Brasileirão e na Copa do Brasil, o outro competidor vira o vice-campeão da Série A. No ano passado, o Flamengo ficou em segundo lugar na tabela de classificação, e chega em busca do tricampeonato.

Informações sobre a edição de 2022

A Supercopa de 2022 recheou-se de polêmicas antes mesmo da bola rolar. As edições de 2020 e 2021 aconteceram no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Neste ano, a CBF decidiu alterar o mando de campo para a Arena Pantanal, em Cuiabá. Como parte de seu planejamento, o Flamengo tinha reservado hotéis em diversas cidades que poderiam ser sedes da Supercopa. Quando houve o anúncio da Arena Pantanal, o Atlético-MG reclamou e afirmou que gostaria que o jogo acontecesse no Mineirão, em Belo Horizonte, ou em algum estádio de São Paulo.

Isso vem acirrando os ânimos para o confronto, que historicamente possui muita rivalidade. O fato dos dois clubes serem dois dos grandes protagonistas do futebol brasileiro, no momento, também contribui. Portanto, a promessa é de um jogo quente neste fim de semana. O vencedor levará para casa uma bagatela de R$ 5 milhões, com o vice-campeão ficando com R$ 2 milhões. Como é uma final de um só duelo, qualquer empate leva a peleja para os pênaltis. O craque da partida ainda ficará com um carro.