Atlético-MG na Libertadores 2026: veja cenários e contas para a classificação

MG - BELO HORIZONTE - 05/11/2025 - BRASILEIRO A 2025, ATLETICO-MG X BAHIA - Jogadores do Atletico-MG durante entrada em campo para partida contra o Bahia no estadio Arena MRV pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Alessandra Torres/AGIF

Entenda contas e cenários para o Atlético-MG jogar a Libertadores 2026

Além de vencer últimos jogos e secar concorrentes, Galo vai depender de título de rivais na Copa do Brasil Copa do Brasil; ge explica

Galo cede empate nos acréscimos, mas breca título do Flamengo

Assumir o oitavo lugar do Brasileirão e torcer para que Cruzeiro ou Fluminense levantem o troféu da Copa do Brasil. Esse é o resumo do cenário que pode levar o Atlético-MG à disputa da Conmebol Libertadores 2026.

Com a goleada do Fluminense nessa quinta-feira, o G-7 do Brasileirão está fechado. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense, Botafogo e Bahia garantiram as sete vagas do campeonato para Libertadores do ano que vem.

No entanto, a Copa do Brasil, que vai ser decidida depois do encerramento Brasileirão, vai ser a última porta de acesso para mais um clube brasileiro. E aí que o Atlético joga as últimas fichas pela sonhada vaga.

Caso Cruzeiro ou Fluminense conquistem o título da Copa do Brasil, o G-7 vai se transformar em G-8, classificando o oitavo colocado do Brasileirão para a Libertadores 2026. Neste momento, o São Paulo ocupa o oitavo lugar na tabela, com 48 pontos.

O time paulista pode fazer, no máximo, mais seis pontos e chegar a 54. O Atlético ainda tem mais três partidas até o encerramento do Brasileirão. Com 45 pontos, o Galo também pode fazer 54 pontos se vencer os três últimos compromissos.

O São Paulo é o principal concorrente do Atlético neste cenário. O Galo depende de pelo menos um tropeço do Tricolor para chegar ao oitavo lugar da tabela. Outros clubes também estão de olho na posição de número oito. O Grêmio poderia chegar a 52 pontos se vencer os últimos jogos, enquanto o Bragantino somaria, no máximo 51.

O Corinthians, neste momento, tem 45 pontos e mais três partidas para disputar, mesma situação do Galo. No entanto, o time paulista está na semifinal da Copa do Brasil e sinalizou a possibilidade de preservar jogadores para as partidas contra o Cruzeiro, que podem colocar o clube na decisão.

Com o secador ligado, o Atlético vai em busca da primeira vitória da missão no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), diante do Fortaleza, no Ceará. Quando entrar em campo, o Galo saberá o resultado do jogo entre Corinthians e Botafogo, que se enfrentam no mesmo dia, às 16h, em São Paulo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp