Atlético-MG perde final, Bahia e Corinthians seguem para Libertadores 2025

Além de vice, Atlético-MG não tem mais chance de Libertadores em 2025; entenda

No mesmo dia, Galo perde a final para o Botafogo e vê Bahia e Corinthians
vencerem, encerrando as chances de vaga na Libertadores

O dia 30 de novembro ficou ainda pior para o Atlético-MG. Vice-campeão da Conmebol Libertadores, ao ser derrotado pelo Botafogo por 3 a 1 neste sábado, na Argentina, o Galo ainda viu as chances de disputar a competição continental, em 2025, acabarem. Resta ao time alvinegro brigar por vaga na próxima Conmebol Sul-Americana.

“Agora é juntar os cacos”, lamenta Carol após vice na Libertadores | A Voz da Torcida

Com 44 pontos e na 10ª colocação, o Atlético viu o Bahia vencer o Cuiabá por 2 a
1, na Arena Pantanal, e o Corinthians vencer o Criciúma por 3 a 2, de virada, no
Heriberto Hülse. Com isso, os dois times chegaram aos 50 pontos e não podem ser
alcançados pelo Galo, mesmo se os comandados de Milito vencerem ambos os jogos
restantes contra Vasco e Athletico-PR.

O Galo até consegue empatar em pontos, mas não iguala nos números de vitórias de Bahia (14) e Corinthians (13). Assim, restaria ao Atlético-MG brigar por uma vaga na Conmebol Sul-Americana.

Dessa forma, o clube deixa escapar a terceira chance de se classificar para a
próxima Libertadores. As duas primeiras ficaram no caminho pelos vice-campeonatos da Copa do Brasil e da própria Libertadores para Flamengo e Botafogo, respectivamente.

Na mídia esportiva, os torcedores do Atlético-MG podem se manter informados e acompanhar todas as notícias sobre o clube, incluindo contratações, resultados e análises. Também é possível conferir vídeos e destaques das partidas, bem como ouvir o podcast dedicado ao Galo.

O site de notícias esportivas DE oferece uma cobertura completa sobre o Atlético-MG, mantendo os torcedores atualizados e envolvidos com o desempenho do time. A equipe terá que buscar novos objetivos na Conmebol Sul-Americana e se preparar para futuras competições, visando retomar o caminho para a Libertadores.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fluminense busca vitória decisiva contra Cuiabá na luta contra o Z-4 no Brasileirão

Fluminense tem último confronto direto como esperança contra o Z-4; veja retrospecto no Brasileirão

Com 31,4% de aproveitamento contra equipes que brigam contra o rebaixamento, Tricolor recebe o Cuiabá, único clube com desempenho pior em duelos cruciais contra a degola no campeonato.

O Fluminense encara o Cuiabá nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, em um jogo que é praticamente uma final para o clube no Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória, o Tricolor pode até se garantir na Série A, dependendo de outros resultados. Porém, se tropeçar, pode ver a permanência na elite se tornar dificílima, tendo em vista que encara o Palmeiras, no Allianz Parque, na última rodada.

O jogo da 37ª rodada é um duelo de equipes que brigaram na parte de baixo da tabela durante toda competição. Com o destino já selado, o Cuiabá não tem mais pelo que brigar no Brasileirão, enquanto o Fluminense necessita desesperadamente dos três pontos. E quando se fala em “confrontos diretos” no campeonato, o desempenho do Tricolor está longe de ser satisfatório, o que justifica a situação do clube nesse final de ano, o que antes era inimaginável para muitos.

Arias é uma das esperanças do Fluminense para o jogo importantíssimo contra o Cuiabá.

Levantamento do Espião Estatístico sobre o desempenho de cada equipe que briga, ou brigava até pouco tempo contra o rebaixamento em confrontos diretos mostra quanto o Fluminense pecou quando teve a oportunidade de arrancar pontos de clubes do pelotão de baixo do Brasileirão. Em 17 jogos contra Corinthians e Vitória, que se livraram mas já estiveram no Z4, Athletico-PR, Grêmio, Juventude, Criciúma, Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO, o Tricolor venceu apenas três, empatou sete e perdeu sete. Ou seja, de 51 pontos possíveis contra adversários diretos, o Flu conquistou apenas 16.

Entre todas as equipes listadas anteriormente, o Fluminense tem o segundo pior aproveitamento em confrontos diretos no Brasileirão, com apenas 31,4%. Nem a chegada do treinador Mano Menezes, que fez com que o clube se recuperasse minimamente na competição, foi capaz de melhorar esse número. Porém, o Tricolor se agarra a uma esperança. O único time que consegue ter desempenho pior nesses duelos cruciais na briga contra o Z-4 é justamente o próximo adversário: o Cuiabá.

Os números por si só justificam o quão crucial é pontuar contra os adversários diretos. Enquanto o Fluminense perdeu dentro e fora de casa contra Atlético-GO e Vitória, por exemplo, a equipe baiana teve um returno impecável contra as equipes da parte de baixo (incríveis sete vitórias em oito jogos), assim como o Corinthians, dono do melhor aproveitamento, que inclusive escapou do rebaixamento e vai jogar a fase prévia da Libertadores em 2025.

Mas para os cariocas, se apegar a esperança é o trunfo que resta. Vale lembrar que no primeiro turno o Fluminense bateu o Cuiabá fora de casa por 1 a 0, com gol de Kauã Elias. Caso volte a derrotar o adversário, o Tricolor vai conseguir um feito inédito no campeonato: ter 100% de aproveitamento contra uma equipe que também brigou na parte de baixo da tabela. Em um jogo que vale a vida na elite do futebol brasileiro, essa é a oportunidade perfeita para o clube das Laranjeiras tentar fazer as pazes com a torcida e, principalmente, salvar um ano bem abaixo do esperado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp