Press "Enter" to skip to content

Ator Kevin Spacey é absolvido de acusações de agressão sexual

Última atualização 27/07/2023 | 08:03

Vencedor de dois Oscars e completa 64 anos nesta quarta-feira, 26, o ator Kevin Spacey viveu momento de grande emoção. O júri do Tribunal de Southwark Crown, de Londres, retornou com veredictos de inocente para todas as acusações. Spacey foi acusado de cometer nove agressões sexuais contra quatro homens.

Os jurados rejeitaram as alegações da acusação de que Spacey havia agarrado “agressivamente” três homens nas partes íntimas e havia realizado um ato sexual em outro homem enquanto ele dormia em seu apartamento.

“Imagino que muitos de vocês possam entender que há muito para eu processar após o que aconteceu hoje. Mas gostaria de dizer que sou enormemente grato ao júri por terem dedicado tempo para examinar todas as evidências e fatos com cuidado antes de chegarem a sua decisão”.

Após uma investigação de cinco anos da Scotland Yard, o Ministério Público acusou o astro de “House of Cards” de uma série de agressões sexuais contra quatro homens entre 2001 e 2013, durante sua gestão como diretor artístico do teatro Old Vic. Mas Spacey sempre defendeu sua inocência, negando repetidamente todas as acusações contra ele ao longo do julgamento.

Após os veredictos, o ator americano agradeceu ao júri, sua equipe jurídica e seu leal empresário e amigo de longa data, Evan Lowenstein, por ficarem ao seu lado Também colocou a mão no peito, olhou para o júri e agradeceu duas vezes antes de deixarem a sala.

“Estou humilde com o resultado de hoje. Também quero agradecer à equipe deste tribunal, à segurança, minha equipe jurídica e Evan Lowenstein por estarem aqui todos os dias”, acrescentou.

Consequências

As alegações não apenas abalaram o que era uma brilhante carreira no showbiz, mas também tiveram implicações financeiras. A estrela foi condenada a pagar £25,5 milhões aos produtores de “House of Cards” após sua demissão. Além disso, ele teve que arcar com pelo menos £1 milhão em custos de defesa e sofreu a humilhação de ser excluído do filme “All The Money In The World”, dirigido por Sir Ridley Scott.

No tribunal, Spacey disse ao júri: “Eu perdi tudo.” Dois dos homens envolvidos no caso também estão processando Spacey nos tribunais civis. No entanto, o veredicto encerra o processo criminal contra ele, levantando a possibilidade de que ele possa em breve retornar às telas, após ser excluído de Hollywood nos últimos seis anos.