Press "Enter" to skip to content

Atriz Daniela Escobar causa polêmica com comentário sobre enfermeiras

Última atualização 27/07/2023 | 17:51

Afastada das telenovelas há um bom tempo, a atriz Daniela Escobar causou polêmica por um comentário sobre enfermeiras. “Elas vão lá pra catar médico e casar” foi uma das declarações da ex-global em entrevista para Sérgio Mallandro e Luiz França, do podcast Papagaio Falante, no dia 4 de julho. A atriz, que mora nos Estados Unidos há quase 20 anos, disse:

“Sabe uma coisa que me chama muita atenção, tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu tive a cirurgia, quanto lá, em Beverly Hills, em Los Angeles, unhas compridas vermelhas, batom vermelho, ‘maquiadézimas’, cílios postiços, parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo para festa daqui a pouco. Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo? Que não existe, que o diretor de arte é um imbecil? É assim, a vida real tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Eu ali, passando por aquela situação toda, gente de onde que essa mulher saiu, toda maquiada. Elas vão lá para catar médico. Para casar.”

A fala de Daniela repercutiu e causou bastante indignação entre representantes da categoria e internautas. O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) publicou nota cobrando retratação. Para a instituição, o discurso reproduz machismo e misoginia contra as mulheres. “Essa declaração ultrajante, repugnante e criminosa requer uma retratação urgente por parte da agressora”, rebateu o Coren-DF.

O Coren-DF ainda lembrou que, em 1950, as atrizes eram massacradas pela sociedade, simplesmente por exercerem a sua profissão. “Agressores faziam insinuações sexuais sobre as artistas sem qualquer fundamento para atacar as mulheres que trabalhavam. O tempo passou e a realidade mudou: hoje, depois de muita luta das mulheres, elas podem votar, trabalhar e viver a vida como desejam”, concluiu.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) enfatiza que este tipo de declaração só corrobora com o desrespeito vivenciado pelas profissionais de Enfermagem, expostas diariamente à violência, à intolerância e ao machismo nos serviços de saúde. Salientamos que não há mais espaço para esse tipo de comportamento em sociedade e não admitimos que falas como o da atriz sejam direcionadas à maior força da saúde.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) postou: “A fala infeliz, preconceituosa e desrespeitosa da atriz Daniela Escobar sobre as profissionais de enfermagem reforçam o machismo estrutural em nossa sociedade e contribui com a desvalorização de uma categoria que é a maior na saúde brasileira, majoritariamente feminina, negra e que luta por valorização e reconhecimento salarial”.

 

“Atriz Daniela Escobar afirmar que enfermeiras se arrumam para ir trabalhar com o objetivo de “catar médicos”. Gente? Que comentário patético”, escreveu @san_thosed. “Daniela Escobar, eu gostaria que você soubesse que nós enfermeiras, durante um plantão não temos tempo nem pra se alimentar direito, quem dirá “catar médico”, certamente a sua fala foi pra tentar voltar pra mídia, pois da rotina de uma profissional da SAÚDE não sabe NADA.”, postou @luasouzaoli.

 

“A enfernagem é o pilar d qualquer unidade d saúde! Seja pública, seja privada. Somos profissionais dotados de uma ENORME RESPONSABILIDADE técnica! Sem a enfermagem qualquer setor da saúde, PARA! Daniela Escobar, Sergio Mallandro e o outro q não sei o nome: RESPEITEM A ENFERMAGEM!” foi a mensagem de @souvegana.

Resposta

O site Gshow disse que a atriz está impressionada com a repercussão que sua fala tomou. Daniela explicou que entrou na proposta do podcast de Mallandro: um programa de humor escrachado e para acompanhar, brincou.

“Os programas de fofoca da TV aberta replicaram partes isoladas do que foi dito, incitando ódios absolutamente desnecessários entre a classe das enfermeiras e eu. E não param de replicar. Meu comentário foi sobre a minha surpresa ao ver enfermeiras muito maquiadas em uma ocasião em que estive hospitaliza, em comparação com a realidade mostrada nas novelas onde não usam maquiagem alguma”, explicou.

Daniela Escobar contou que suas redes foram invadidas com ofensas. “Como não assisti a nenhum desses programas onde replicaram, não sei exatamente quais comentários fizeram em cima do que foi dito para que a classe das enfermeiras esteja se sentindo tão ofendida a ponto de invadirem meu Instagram me insultando absurdamente como estão fazendo.”