Atriz Dira Paes será júri oficial da Mostra da Água no Fica 2017

Uma das atrizes mais premiadas de sua geração com um extenso currículo que inclui mais de 50 longas, a atriz Dira Paes vai participar do 19º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2017, que ocorre de 20 a 25 de junho na cidade de Goiás. Dira foi convidada a apadrinhar o Prêmio Saneago de Cinema Ambiental. A mostra paralela de filmes é uma das atrações do festival, que é realizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretária de Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás.

De acordo com a secretária Raquel Teixeira, na celebração do cinquentenário da empresa, a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) surge como importante parceira do Fica, por meio de uma mostra destinada a produções que abordam o tema Água e um prêmio de R$ 30 mil para o melhor filme.

Para o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, essa parceria tem laços que prometem ser duradouros. “Todos os anos o Fica levanta importantes discussões sobre o meio ambiente e nós, da Saneago, vivemos disso. A água é essencial para a vida. Goiás tem projeção internacional por causa do Fica, e essa tradição tem gerado bons resultados. Queremos ampliar a parceria por meio da Mostra Saneago”, argumenta.

Preocupada com causas de ordem ambientais e humanitárias, Dira Paes também é conhecida como uma representante na luta contra o trabalho escravo e infantil e uma das responsáveis pela criação da ONG Humanos Direitos.

A atriz estará na cidade de Goiás para assistir os filmes e inclusive fará parte do corpo de jurados ao lado dos diretores de cinema Jarleo Barbosa e Joelma Paz. No dia 25 de junho, data de encerramento do Fica 2017, a atriz também entregará o troféu ao filme vencedor da Mostra da Saneago.

Assim que foi anunciada, a mostra paralela despertou o interesse de cineastas nacionais e estrangeiros. Para essa primeira edição foram selecionados seis documentários, sendo quatro brasileiros e dois internacionais. São eles:

– Ilha, de Daniel de la Calle (Espanha)
– Belo Monte: Um mundo onde tudo é possível, de Alexandre Bouchet (Brasil, RJ)
– Milagres, de Adalberto Oliveira (Brasil, PE)
– A Cor Laranja, de Karina de Abreu e Pedro Cavalcante (Brasil, RJ)
– Kokota: the Islet of Hope, de Craig Norris (Tanzânia)
– Olho de Peixe, de Diogo Nonato e Icaro Cooke (Brasil, RJ)

A programação do Fica também tem a parceria de instituições como Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitano (Secima).

Fonte: Goiás Agora

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aeroporto de Goiânia espera fluxo superior a 56 mil no Carnaval

Aeroporto de Goiânia espera fluxo superior a 56 mil no Carnaval

Nas vésperas do Carnaval, o Aeroporto Internacional de Goiânia se preparou para receber a movimentação prevista para o feriado. Entre as medidas, destacam-se voos extras para atender à alta demanda. A expectativa é receber cerca de 56,2 mil pessoas no Santa Genoveva entre os dias 16 e 22 de fevereiro. Estão previstas, ainda, 496 operações de aeronaves, entre pousos e decolagens.

Alta demanda no Aeroporto de Goiânia

Para atender à demanda dos passageiros, haverá 28 novos voos extras saindo de Goiânia para as cidades de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, pela Gol Linhas Aéreas, e Porto Seguro e Salvador, pela Azul Linhas Aéreas.

Os dias mais movimentados serão 16 e 17 de fevereiro, período que antecede o feriado, com a previsão de receber mais de 10 mil passageiros no aeroporto. Rodrigo Cortes, gerente-executivo da CCR Aeroportos, reforça que a equipe operacional está empenhada para o atendimento de passageiros, garantindo conforto e segurança durante o feriado.

“A CCR Aeroportos vê com otimismo esse aumento no fluxo de passageiros em Goiânia, por exemplo, e vamos ter, ainda, voos extras para atender à demanda para as cidades de Salvador, Porto Seguro, Fortaleza e São Paulo. Estamos preparados para recebê-los com infraestrutura adequada e atendimento eficiente”, completa.

Vale reforçar, ainda, que os passageiros devem ficar atentos à importância do uso correto da máscara, que voltou a ser obrigatória nos aeroportos e aeronaves, conforme decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em vigor desde 25 de novembro do ano passado.

A CCR Aeroportos segue todas as orientações e protocolos das autoridades de saúde e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a fim de que todos sintam-se seguros para voar e circular em seus aeroportos.

Voos extras

Para atender à alta demanda, o aeroporto irá oferecer 28 voos extras para as regiões Nordeste e Sudeste entre os dias 16 e 27 de fevereiro. Os novos voos em Goiânia são para as cidades de Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Fortaleza (CE), na região Nordeste. Destinos conhecidos por serem dos mais animados do Brasil, com blocos de rua e trios elétricos pelas ruas das cidades.

Haverá oferta, ainda, para o Sudeste, no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O Rio de Janeiro tem um dos carnavais mais conhecidos no mundo, por suas grandes escolas de samba que desfilam no Sambódromo e pelos blocos de rua que percorrem as ruas da cidade. Já em São Paulo, o carnaval é celebrado com desfiles de escolas de samba, mas também com diversas outras atividades, como blocos de rua, bailes e shows musicais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp