Foi confirmado nesta segunda-feira (02) pelo CEO do grupo Volkswagen que a Audi e a Porsche irão ingressar na Fórmula 1 em 2026 – ano em que a categoria irá passar por uma nova reformulação no regulamento técnico.
Segundo o CEO da empresa alemã, a decisão foi tomada devido ao aumento da popularidade do esporte, principalmente em países da Ásia e das Américas.
“Quem está ligado no esporte a motor deve estar na F1, é lá que o efeito é maior”, afirmou Herbert Diess, durante uma transmissão feita pelas redes sociais da Volkswagen.
O CEO da empresa também aproveitou para dizer que essa era a “última oportunidade” da empresa para poder tomar uma decisão tão importante para essa década. Ele acredita que as mudanças no regulamento do campeonato em 2026 serão excepcionais para as duas marcas entrarem no campeonato.
Planos para 2026
O principal plano da F1 para 2026 é o de iniciar um caminho mais sustentável. Os motores da categoria seguirão com a atual tecnologia do motor V6 turbo. Entretanto, uma das peças será removida, o MGU-H, bateria responsável por criar energia elétrica nos carros. Para tanto, o MGU-K irá compensar pela remoção dessa bateria. Devem ser entregues aproximadamente 476 CV pelo motor de combustão e o motor elétrico.
Em 2026 o combustível usado na F1 será 100% neutro em CO2, além disso os limites de gastos serão mantidos em US$ 140 milhões (cerca de R$ 666 milhões).
Durante a transmissão ao vivo, o CEO da empresa aproveitou para falar um pouco sobre os planos para o futuro das marcas na F1. A Audi e a Porsche pretendem parar de competir em outras categorias do automobilismo e que, ao menos a última entre, de fato, na Fórmula 1 como fornecedora de motores.
Herbert Diess confirmou que a Porsche já está com negociações bem avançadas para uma parceria, que ao que tudo indica, será com a equipe Red Bull Racing.
Já a Audi, pretende ter uma equipe própria e um motor autoral para ingressar na categoria. O desejo da fábrica de Ingolstadt não é, no momento, iniciar uma equipe do zero. A principal ideia é comprar alguma das equipes atuais. McLaren, Williams, Alfa Romeo, e até mesmo a Aston Martin.