Augusto Melo vence batalha, mas segue pressionado no Corinthians: novo desafio marcado

Augusto Melo vence batalha, mas segue pressionado no Corinthians e já tem novo desafio marcado

Presidente ainda convive com ameaça de impeachment e precisará de apoio no Conselho Deliberativo para aprovar orçamento em reunião na próxima segunda-feira

Augusto Melo ganha apoio de torcedores no Corinthians em dia tenso no Parque São Jorge [https://s04.video.glbimg.com/x240/13151643.jpg]

Augusto Melo obteve importante vitória na última segunda-feira, ao conseguir suspender a reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians que votaria o impeachment dele da presidência [https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2024/12/02/liminar-da-justica-suspende-reuniao-em-que-seria-votado-impeachment-do-presidente-do-corinthians.ghtml] do clube. Porém, o cartola sabe que, embora tenha conquistado essa batalha, a guerra política está longe do fim.

Com mandato até o fim de 2026, Augusto Melo seguirá lidando com o fantasma da destituição. O processo que seria julgado na última segunda-feira não foi encerrado, apenas interrompido. A tendência é de que membros da oposição também recorram à Justiça para derrubar a liminar que suspendeu a reunião.

Em paralelo, o presidente do Corinthians pode encarar outro processo de impeachment, aberto no último fim de semana a pedido do Conselho de Orientação (CORI). O órgão reprovou as contas da gestão de Augusto Melo no segundo trimestre deste ano, se queixou de falta de documentos e recomendou a destituição do dirigente – o caso agora é analisado pela Comissão de Ética e Disciplina.

O próximo grande desafio político da diretoria corintiana já tem data para acontecer. Na próxima segunda-feira será analisado e votado pelo Conselho Deliberativo o orçamento para 2025. A reunião é vista como um termômetro da força política de Augusto Melo no momento.

Nas últimas semanas, com o risco de ser retirado do cargo, o presidente intensificou as articulações no Parque São Jorge. Apesar de ter perdido capital político desde o início de seu mandato, em janeiro, Augusto ainda tem apoios importantes entre conselheiros e, principalmente, entre os associados.

Vale lembrar que, mesmo que o Conselho aprove o afastamento do presidente, a decisão precisa ser referendada pelos sócios do clube.

Apoiado por Augusto Melo em sua eleição à presidência do Conselho, no início deste ano, Romeu Tuma Júnior passou a ser encarado como um opositor. Além de dar prosseguimento ao processo de impeachment, Tuma vem cobrando esclarecimentos e documentos, além de criar comissões para fiscalizar a direção.

– Uma coisa é certa: Ninguém mais pode acusar o Conselho do Corinthians de omisso – disse o presidente do Conselho na noite de segunda-feira.

Por parte da diretoria alvinegra há uma tentativa de jogar água na fervura política, sob o argumento de que tais movimentos podem atrapalhar o rendimento da equipe em campo.

– O que importa é o jogo do Bahia, amanhã (terça-feira) começar a discutir o plano de pagamentos do Regime Centralizado de Execuções. Precisamos salvar o Corinthians, unir os corintianos e é nosso objetivo é esse neste momento – declarou Vinicius Cascone, que já foi secretário geral da gestão de Augusto Melo e atualmente é diretor jurídico.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

RANKING: Arias do Fluminense é o 2º jogador com mais minutos em campo em 2024; confira o top-20

Arias, do Fluminense, foi o 2º jogador com mais minutos jogados em 2024 no mundo; veja o top-20

Estudo revela que Jules Koundé, do Barcelona, lidera a lista, com Valverde, do Real Madrid, em terceiro lugar

No 2º tempo aos 14 minutos – Gol do Fluminense! Arias marca: [https://s04.video.glbimg.com/x240/13022991.jpg]

Arias, do Fluminense, é o segundo jogador com mais minutos jogados em 2024, de acordo com um estudo do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES). Os dados consideram competições nacionais, internacionais e torneios de seleções.

O colombiano esteve em campo por 5.599 minutos neste ano, somando jogos pelo Fluminense e pela seleção da Colômbia, ficando atrás apenas de Jules Koundé, do Barcelona, com 5.872 minutos. O uruguaio Federico Valverde, do Real Madrid, completa o pódio com 5.573 minutos.

O relatório destaca 20 jogadores de campo em 66 ligas ao redor do mundo que jogaram mais minutos, seja por clubes profissionais ou seleções nacionais. Os dados foram coletados até 15 de dezembro e incluem nomes como Félix Torres, do Corinthians, Anselmo Ramon, do CRB, Mathías Villasanti, do Grêmio, e William, do Cruzeiro.

Confira a lista completa dos jogadores com mais minutos em 2024:
1. Jules Koundé (Barcelona) — 5.872 minutos
2. Jhon Arias (Fluminense) — 5.599 minutos
3. Federico Valverde (Real Madrid) — 5.573 minutos
4. Virgil Van Dijk (Liverpool) — 5.523 minutos
5. Nicolás Otamendi (Benfica) — 5.449 minutos
6. Granit Xhaka (Bayer Leverkusen) — 5.447 minutos
7. Dávid Hancko (Feyenoord) — 5.377 minutos
8. Félix Torres (Corinthians) — 5.369 minutos
9. Joe Rodon (Leeds United) — 5.276 minutos
10. William Saliba (Arsenal) — 5.264 minutos

Acesse o site para mais notícias do Fluminense [https://ge.globo.com/futebol/times/fluminense/].

O Podcast GE Fluminense está disponível para audição [https://interativos.ge.globo.com/podcasts/programa/ge-fluminense/], trazendo conteúdos exclusivos sobre o time.

Assista vídeos sobre o Fluminense no ge, na Globo e no SporTV, com análises, debates e notícias do clube. Confira as últimas atualizações sobre o interesse em Richarlison, saída de Felipe Melo e outros assuntos relacionados ao time.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp