Aulas do novo Câmpus Aparecida da UFG começam nesta segunda-feira, 25

Com início nesta segunda-feira, 25, o segundo semestre letivo de 2023 da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai marcar não apenas o retorno das aulas, mas também o início das atividades no novo Câmpus Aparecida de Goiânia, que após nove anos funcionando na Universidade Estadual de Goiás (UEG), passa a contar com sede própria, no Bairro Fazenda Santo Antônio.

A semana de acolhimento, organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), será repleta de atividades, começando na segunda-feira, às 8h30, com uma recepção especial para os estudantes que chegam de transporte público. O primeiro dia incluirá um momento cultural com a apresentação de talentos da FCT, seguido de uma visita à galeria de fotos “Histórico do Câmpus Aparecida UFG (CAP/UFG)” no saguão do Centro de Aulas.

O Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG ocupa uma área de cerca de 500 mil metros quadrados, com um prédio de 7.400 metros quadrados distribuídos em seis pavimentos que abrigarão cursos, laboratórios, salas de aula, espaços administrativos e auditórios. Além disso, há uma segunda edificação destinada a áreas de convivência, alimentação e cantina.

A reitora Angelita externa sua gratidão à Universidade Estadual de Goiás por emprestar suas instalações para a FCT desde 2014, destacando a beleza do prédio da FCT no Câmpus Aparecida e a área circundante. “Nós temos que agradecer muito à UEG. É uma edificação muito bonita, com uma excelente concepção, em uma área que também é muito bonita, muito parecida com a do Câmpus Samambaia”.

Data simbólica

O evento, entretanto, não será a inauguração oficial, mas uma solenidade que marca o início de uma nova fase para o Câmpus Aparecida. A data de inauguração será definida posteriormente pela Reitoria da UFG. Quem explica é o diretor da FCT, Júlio Valandro. “Até aqui foi uma trajetória de muitos desafios, de conquistas importantes calcadas na coletividade, nas pessoas que hoje fazem o Câmpus Aparecida”, ressalta.

O Câmpus Aparecida atualmente oferece quatro cursos de graduação, incluindo Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia, com cerca de 600 estudantes de graduação, 65 docentes, 30 servidores técnico-administrativos, e programas de mestrado profissional em Engenharia de Produção e Administração Pública, com aproximadamente 100 mestrandos. Há planos de lançar um novo programa de mestrado em Geociências e expandir com o quinto curso de graduação em desenvolvimento.

O Câmpus Aparecida foi criado em 2012, graças aos esforços dos reitores Edward Madureira, Orlando do Amaral e Sandramara Matias Chaves. A infraestrutura tem sido um desafio ao longo do caminho, mas o sistema de segurança está operacional, com câmeras e equipe de segurança da SDH (Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG) prontos para garantir um início seguro das atividades.

 

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Reunião da Comissão de Transição promove troca de informações sobre ações administrativas e programas sociais da Prefeitura de Goiânia

A Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia se reuniu na tarde desta quinta-feira, 21, no Paço Municipal, para a segunda reunião temática do grupo de trabalho. Na ocasião, técnicos da gestão do prefeito Rogério apresentaram projetos em desenvolvimento para a equipe do prefeito eleito, Sandro Mabel, incluindo as áreas de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas.

Ao realizar balanço do encontro, o secretário de Governo, Jovair Arantes, afirmou que as reuniões são importantes para que o próximo governo possa iniciar de modo acelerado a administração. “Nós discutimos hoje secretarias de muito conteúdo da prefeitura. Foi rica a discussão, porque os secretários apresentaram o momento em que estão essas secretarias, e a necessidade que existe até o mês de dezembro de nós fazermos alguma gestão junto ao Governo Federal, para valer para o governo que vem. Isso é o que falamos desde o começo, que estamos buscando soluções de continuidade. A cidade não pode sofrer nenhuma descontinuidade, precisa que o prefeito entre já com o pé na tábua”, disse.

O coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal, ressaltou que os pontos apresentados foram importantes para a equipe do próximo prefeito. “Eu acho que todos os pontos discutidos foram importantes. A prefeitura está transmitindo informações para a Comissão de transição daqueles programas e dos projetos em andamento das secretarias. Isso vai facilitar muito, até na análise dos documentos que nós já estamos procedendo junto à comissão de Transição do prefeito Sandro Mabel”, avaliou.

O Secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Valfran Ribeiro, apresentou realizações como a implementação do sistema SimplificaGyn, ferramenta para desburocratização de serviços municipais, construção da passarela do Paço Municipal, com foco em acessibilidade, aprovação mais ágil de projetos arquitetônicos e outras ações em andamento.

Representando a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a gerente de Planejamento e Projetos, Ana Lúcia, mencionou iniciativas em eixos como compras governamentais, suprimentos e logística, contratos e convênios, folha de pagamento, gestão e desenvolvimento de pessoas e carreiras, saúde e segurança do servidor. Foram compartilhadas informações sobre a capacitação de servidores e fortalecimento da Escola de Governo. A gerente solicitou ainda que a próxima gestão dê continuidade aos trabalhos para aprimorar o portal de compras e promover a criação do cargo de cientista de dados para apoiar decisões da pasta.

A Secretária de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Luanna Sousa, apresentou as principais ações na gestão dos Cras, Creas, casas de acolhida e nos quatro cemitérios municipais. Luanna destacou avanços, como a parceria com a Equatorial para desconto na tarifa de energia, entrega de alimentos para famílias do Cadastro Único e lançamento do Comitê Municipal de Primeira Infância.

A titular da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa), Cida Garcez, ressaltou a importância de dar continuidade ao projeto de revitalização do Setor Central, bairro em que está instalada a sede da pasta. O secretário-executivo, Eduardo Oliveira, citou programas e projetos como a assistência social a migrantes e pessoas em situação de rua, campanhas de enfrentamento ao racismo, iniciativas de retificação de nome para pessoas trans, Central de Interpretação em Libras, emissão de documentos para pessoas com deficiência, projeto intergeracional de conexão entre jovens e idosos, entre outros.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres compartilhou avanços para aprimorar o suporte psicológico às vítimas de violência, com a ampliação da equipe de profissionais disponíveis, e destacou a necessidade de ampliação de recursos para a pasta.

Integrante da equipe de comissão da transição, Eerizania Freitas propôs a inclusão de dados sobre mulheres em situação de violência no censo SUAS, para que os atendimentos possam ser realizados nas unidades Creas. O prefeito Sandro Mabel participou do encontro via videoconferência.

Na próxima quarta-feira (27), a comissão deve se reunir para apresentação do dados da Saúde e do Imas. No dia seguinte, quinta-feira (28), será a vez da Educação e da Seinfra.

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