Press "Enter" to skip to content

Aulas do novo Câmpus Aparecida da UFG começam nesta segunda-feira, 25

Última atualização 23/09/2023 | 10:35

Com início nesta segunda-feira, 25, o segundo semestre letivo de 2023 da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai marcar não apenas o retorno das aulas, mas também o início das atividades no novo Câmpus Aparecida de Goiânia, que após nove anos funcionando na Universidade Estadual de Goiás (UEG), passa a contar com sede própria, no Bairro Fazenda Santo Antônio.

A semana de acolhimento, organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), será repleta de atividades, começando na segunda-feira, às 8h30, com uma recepção especial para os estudantes que chegam de transporte público. O primeiro dia incluirá um momento cultural com a apresentação de talentos da FCT, seguido de uma visita à galeria de fotos “Histórico do Câmpus Aparecida UFG (CAP/UFG)” no saguão do Centro de Aulas.

O Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG ocupa uma área de cerca de 500 mil metros quadrados, com um prédio de 7.400 metros quadrados distribuídos em seis pavimentos que abrigarão cursos, laboratórios, salas de aula, espaços administrativos e auditórios. Além disso, há uma segunda edificação destinada a áreas de convivência, alimentação e cantina.

A reitora Angelita externa sua gratidão à Universidade Estadual de Goiás por emprestar suas instalações para a FCT desde 2014, destacando a beleza do prédio da FCT no Câmpus Aparecida e a área circundante. “Nós temos que agradecer muito à UEG. É uma edificação muito bonita, com uma excelente concepção, em uma área que também é muito bonita, muito parecida com a do Câmpus Samambaia”.

Data simbólica

O evento, entretanto, não será a inauguração oficial, mas uma solenidade que marca o início de uma nova fase para o Câmpus Aparecida. A data de inauguração será definida posteriormente pela Reitoria da UFG. Quem explica é o diretor da FCT, Júlio Valandro. “Até aqui foi uma trajetória de muitos desafios, de conquistas importantes calcadas na coletividade, nas pessoas que hoje fazem o Câmpus Aparecida”, ressalta.

O Câmpus Aparecida atualmente oferece quatro cursos de graduação, incluindo Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia, com cerca de 600 estudantes de graduação, 65 docentes, 30 servidores técnico-administrativos, e programas de mestrado profissional em Engenharia de Produção e Administração Pública, com aproximadamente 100 mestrandos. Há planos de lançar um novo programa de mestrado em Geociências e expandir com o quinto curso de graduação em desenvolvimento.

O Câmpus Aparecida foi criado em 2012, graças aos esforços dos reitores Edward Madureira, Orlando do Amaral e Sandramara Matias Chaves. A infraestrutura tem sido um desafio ao longo do caminho, mas o sistema de segurança está operacional, com câmeras e equipe de segurança da SDH (Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da UFG) prontos para garantir um início seguro das atividades.