Press "Enter" to skip to content

Aulas são suspensas em escola de Jaraguá após surto de coceira em 100 pessoas

Uma escola de Jaraguá está com aulas suspensas devido a um surto de coceira registrado nesta quinta-feira, 22. Cerca de 100 pessoas entre estudantes, professores e funcionários apresentaram sintomas que incluem ardência nos olhos e sensação de garganta se fechando. O grupo com reações mais graves foi encaminhado ao hospital da cidade.

 

O problema foi identificado em 10 das 12 turmas do Colégio Estadual Dr. Ornelo Machado. A suspeita é que a causa tenha sido pó-de-mico. Cinco alunos reclamaram para a diretora que estavam se coçando e, aos poucos, outros se queixaram do mesmo desconforto em questão de minutos. 

 

Nos casos mais graves foi necessária a medicação com antialérgico. O Corpo de Bombeiros evacuou o prédio, o local foi interditado pela Vigilância Sanitária municipal e as atividades serão retomadas apenas na próxima segunda-feira, 27. Peritos fizeram a coleta de material para a identificação da causa do surto de coceira. A Polícia Civil está atuando no caso que deve ser elucidado com a ajuda de imagens de câmeras de segurança.

 

Há um mês, cinco estudantes de uma escola estadual de Goiânia também apresentaram coceira e ficaram afastados das aulas por alguns dias após serem picados por piolhos de pombo. Alguns deles ficaram com caroços e feridas nas costas.  O problema foi causado pela presença do animal e um produto específico foi aplicado na instituição para afastar as aves do local. 

 

O pó-de-mico é um produzido através de um grupo de substâncias que causa coceira em contato com a pele. Ele também causa saliências e vermelhidão no corpo e irritação no nariz. Há risco de intoxicação grave, quando inalado.