Press "Enter" to skip to content

Aulas são suspensas nas redes públicas estadual e municipal nesta sexta-feira, 30

Última atualização 29/09/2022 | 17:59

Os alunos das escolas e creches em Goiás não terão aulas nesta sexta-feira, 30. A suspensão foi motivada por atividades internas da equipe pedagógica e também devido à necessidade de organização dos prédios que são locais de votação. As secretarias estadual e municipal em Goiânia de educação já haviam organizado o calendário escolar sem atendimento devido ao primeiro turno das eleições.

A data será dedicada à realização de trabalho coletivo nas unidades escolares da rede estadual e envolverá apenas os servidores da secretaria. Nas escolas que serão locais de votação no próximo domingo, 02, as reuniões serão realizadas de forma remota. A rede pública goianiense terá planejamento coletivo dos profissionais de educação e cessão do espaço para a Justiça Eleitoral e para a Polícia Militar no período da tarde. 

Por causa da necessidade de organizar o esquema para a votação nas escolas eleitorais, as aulas de reposição nas instituições de ensino de Goiânia não ocorrerão neste sábado. Os professores fizeram greve de um mês entre março e abril deste ano por reajuste salarial. O atendimento está sendo compensado para completar os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Mais de 60 instituições da rede pública municipal das 374, ao todo, aderiram totalmente à greve.

Somente na capital são 355 locais de votação que receberão as equipes neste sábado, 1º,  para preparar o espaço que receberá 1.032.004 de eleitores.  No estado, as zonas eleitorais chegam a 2.443 que contemplam 4.870.354 cidadãos aptos a escolher presidente da República, governador, senador e deputados estaduais e federais. A organização no interior goiano pode começar muito antes comparada à Goiânia, dependendo de questões logísticas, como na região dos Kalunga, na Chapada dos Veadeiros.