O Maranhão está se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro de 2025. E para ajudar os estudantes a se prepararem da melhor forma possível, instituições públicas e privadas estão oferecendo aulões gratuitos em diversos locais no estado.
Um dos locais onde os estudantes maranhenses podem participar desses aulões é o PAÇO DO LUMIAR, onde a UEMA e UemaNet estão organizando o projeto “Aulão para Todos”. Esse projeto oferece aulas presenciais e online voltadas para o Enem, PAES, concursos e seletivos. As aulas acontecem na UEB Bandeira Tribuzzi, no bairro Maiobão, sempre aos sábados, das 14h às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do UemaNet.
Além disso, outro local onde os estudantes podem participar desses aulões é SÃO JOÃO DOS PATOS, onde a UEMA oferece aulas presenciais no Campus UEMA (Colégio Valmar) e transmissão online. O curso é voltado para estudantes do 3º ano do ensino médio e comunidade em geral. As aulas acontecem aos sábados, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site eventos.uemanet.net.
A UniCesumar também está promovendo aulões gratuitos com foco no Enem no Maranhão. Os próximos encontros serão presenciais e transmitidos online, com a participação de professores da Rede Enem. As datas e locais dos próximos aulões podem ser conferidos no site da instituição.
Outra opção para os estudantes maranhenses é a plataforma GONÇALVES DIAS oferecida pela SEDUC/MA. Essa iniciativa disponibiliza aulas ao vivo pelo YouTube da Plataforma Gonçalves Dias, com materiais complementares via QR Code, simulados e banco de questões comentadas. Não é necessário fazer uma inscrição prévia, basta acessar o canal no YouTube e acompanhar as aulas.
Com tantas opções de aulões gratuitos no Maranhão, os estudantes têm a oportunidade de reforçar seus estudos e se prepararem da melhor forma para as provas do Enem. Aproveite essa oportunidade e participe dos aulões para garantir um bom desempenho nas avaliações.