Aumento alarmante: Amazonas registra média de 4 estupros por dia em 2024

aumento-alarmante3A-amazonas-registra-media-de-4-estupros-por-dia-em-2024

Em média quatro pessoas foram estupradas por dia no Amazonas em 2024, aponta Ministério da Justiça. O número representa um aumento de 42.9% em relação ao ano de 2023, que teve 1.086 casos registrados. O estado registrou 1.552 casos de estupro em 2024, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o que equivale a uma média de quatro pessoas vítimas de violência sexual por dia. Esses dados revelam um cenário alarmante de crescimento da violência sexual no Amazonas.

O Amazonas é o segundo estado da região Norte com mais registros de estupro, ficando atrás apenas do Pará, conforme o levantamento. A maioria das vítimas são mulheres, com 1.335 casos, enquanto os homens representam 173 casos de estupro. Além disso, 24 vítimas não tiveram o sexo informado nos dados divulgados pelo órgão. O MJSP indica que o Amazonas também ocupa a segunda posição dos estados da federação com maior aumento percentual de casos de estupro, ficando atrás apenas da Paraíba.

Conforme o levantamento, outros estados que tiveram aumento significativo de casos de estupro em 2024 foram a Paraíba (103,48%), o Amapá (35,95%) e Tocantins (16,87%). Os dados divulgados pelo Ministério da Justiça são provenientes das Secretarias de Segurança Pública dos estados do país, refletindo a preocupante realidade da violência sexual em todo o território nacional. No total, foram registrados pelo menos 78.395 casos de estupro em 2024 no Brasil, uma média de nove ocorrências por hora.

A maioria das vítimas de estupro no Brasil era do sexo feminino, totalizando 67.820 mulheres agredidas, enquanto 9.676 homens também foram vítimas desse crime. Além disso, o gênero de 899 vítimas não foi informado, sublinhando a importância de políticas e ações efetivas de combate à violência de gênero e sexual. O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para obter informações sobre as medidas adotadas pelos órgãos de segurança para prevenir casos de estupro no estado, aguardando uma resposta oficial.

Segundo o portal DE, o número de estupros de vulneráveis tem aumentado no Amazonas, de acordo com a Polícia Civil. Esse dado reforça a necessidade de investimentos em políticas públicas de prevenção, combate e assistência às vítimas de violência sexual em toda a região. A sociedade amazonense e as autoridades competentes precisam unir esforços para enfrentar essa grave questão e garantir a segurança e a integridade de todos os cidadãos, especialmente das mulheres e grupos vulneráveis. É fundamental que o combate ao estupro e à violência de gênero seja uma prioridade em todas as esferas do poder público e da sociedade civil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp