Aumento da letalidade policial em BH: Mortes em ações policiais na Região Metropolitana de Belo Horizonte crescem 51% em 2024

aumento-da-letalidade-policial-em-bh3A-mortes-em-acoes-policiais-na-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-crescem-5125-em-2024

Entre a última sexta-feira (16) e o domingo (18), Diário do Estado registrou pelo menos cinco pessoas mortas durante ações policiais em diferentes pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a polícia, em todos os casos, suspeitos tentaram fugir após serem abordados. Foram quatro mortes em BH e uma em Contagem.

Um dos casos ocorreu neste domingo (18), durante uma perseguição policial no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, quatro homens estavam em um carro com placa clonada e registro de furto. Eles foram perseguidos depois de um deles levantar suspeita por usar farda semelhante à da polícia.

Na troca de tiros com policiais, um deles, Richard Douglas Santos Fernandes, de 26 anos, morreu. Outro suspeito foi baleado e preso ainda durante a ação, e um terceiro foi preso no dia seguinte, em Guanhães, no Vale do Rio Doce. Um quarto suspeito segue foragido.

No sábado (18), no bairro Jardim Leblon, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, a Polícia Militar realizou uma operação após denúncias de que uma facção criminosa teria assumido o controle do tráfico de drogas na área. Durante a ação, um grupo tentou fugir e, segundo a PM, três homens armados não obedeceram à ordem para largar as armas. Houve confronto, e os três foram baleados e morreram. Entre eles, estava um adolescente de 17 anos.

Outro confronto foi registrado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na sexta-feira (16). Um homem morreu após ser baleado durante uma abordagem policial a um veículo com registro de roubo. Segundo os militares, o suspeito não obedeceu a uma ordem de parada e acabou baleado por policiais depois de fazer um movimento suspeito em direção à cintura. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal de Contagem, mas não resistiu aos ferimentos.

Diário do Estado expõe dados que apontam um aumento na letalidade policial em Minas Gerais. Entre 2020 e 2024, 719 pessoas morreram no estado durante a atuação das forças de segurança. No comparativo entre 2023 e 2024, houve um aumento de 43% nessas mortes. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, somente em 2024, foram registradas 80 mortes em ações das forças de segurança, um crescimento de 51% em relação a 2023.

Além disso, os dados revelam um aumento no número de policiais feridos. Em Minas Gerais, 360 profissionais se feriram em 2023, contra 383 em 2024, representando uma alta de 6%. Em 2025, 254 policiais militares ficaram feridos em ocorrências. A pesquisadora associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roberta Fernandes, destaca que disputas envolvendo facções criminosas intensificam a violência e reforça a importância de compreender os motivos desses confrontos para buscar respostas não letais.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp