O estado de São Paulo registrou quatro roubos ou furtos de motos por hora em janeiro deste ano, totalizando 3.091 ocorrências no mês. Os dados foram coletados pela TV DE a partir das informações disponíveis no portal da transparência da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 12% nesse tipo de crime, visto que no ano passado foram registrados 2.765 casos, equivalente a três veículos levados por hora.
Diante desse cenário preocupante, a SSP afirmou que as forças de segurança estão realizando operações constantes para combater roubos, furtos e a receptação de motocicletas e outros veículos. Em relação aos roubos de veículos em geral na capital, foi observada uma queda de 6,6% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.
Recentemente, tem sido comum a ocorrência de ataques a motociclistas por criminosos armados em diversas regiões. Em um dos casos, uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem foi abordado por três criminosos e teve sua moto de luxo levada, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Posteriormente, o veículo foi encontrado na região da Cidade Tiradentes, Zona Leste da capital.
Em outro episódio, um motociclista teve sua moto de luxo roubada ao entrar na garagem de um prédio no bairro Campo Belo, Zona Sul de São Paulo. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que a vítima foi rendida por um dos criminosos armados logo após abrir o portão, seguido por outros dois comparsas que cercaram o local, obrigando-o a descer do veículo e fugindo em seguida com a moto.
Esses casos evidenciam a gravidade da situação e a vulnerabilidade dos motociclistas diante da ação desses criminosos. As autoridades de segurança reforçam a importância da denúncia de tais crimes e seguem empenhadas em combater atos ilícitos que colocam em risco a integridade e o patrimônio dos cidadãos. É fundamental estar atento e adotar medidas de segurança ao utilizar veículos, especialmente em locais e horários de maior vulnerabilidade.