Casos de agressão contra fiscais de trânsito sobem 150% em Campinas, e agentes relatam ‘aumento de hostilidade’
Levantamento feito pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou 25 ocorrências em 2025, mais que o dobro dos casos contabilizados no ano passado.
Homem tira talonário das mãos de ‘amarelinho’ e joga contra o chão em Viracopos
A Emdec registrou 25 ocorrências de agressões contra agentes de trânsito em 2025 na metrópole, o que representa um aumento de 150% em comparação aos 10 casos registrados no ano passado. Até novembro, a empresa contabilizou 22 ocorrências, sendo que 14 delas foram de agressões verbais e oito foram de agressão física.
Em reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, o líder operacional de trânsito Jefferson Macedo que trabalha na Emdec há três décadas conta que já foi ameaçado inúmeras vezes e notou o aumento de casos ao longo dos últimos anos.
“Teve esse aumento da hostilidade dos condutores, teve um aumento expressivo na intimidação dos atos de fiscalização dos agentes que estão em campo. Tem a agressão verbal, a psicológica e até as agressões físicas mesmo contra os agentes”, conta o fiscal.
Ainda segundo Macedo, os profissionais que trabalham em campo precisam ter controle emocional. Mesmo assim, ele afirma que “não é fácil, mas o pessoal é bem preparado, tem um suporte, tem um jurídico”.
Segundo o gerente de fiscalização da Emdec, Claudionir de Sá, os casos de violência contra trabalhadores podem estar relacionados à agressividade ou ao desconhecimento de quem é fiscalizado.
“A sociedade hoje está muito agitada, o trânsito é muito agitado. Campinas tem um trânsito muito pujante, um trânsito muito forte, as pessoas estão estressadas. Falta um pouco também de conhecimento, muitas vezes, da legislação de trânsito para o condutor. Ele, antes de conhecer, antes de tomar conhecimento daquilo, ele parte primeiro para a agressão, depois acaba enxergando que fez algo errado contra o agente de trânsito”, ressalta o gerente de fiscalização.




