Aumento de 17,46% na tarifa de energia elétrica afeta 2,2 milhões no Maranhão

aumento-de-172C4625-na-tarifa-de-energia-eletrica-afeta-22C2-milhoes-no-maranhao

Tarifa de energia elétrica fica 17,46% mais cara no Maranhão a partir desta quinta-feira (28), impactando diretamente cerca de 2,2 milhões de maranhenses em todos os municípios. Esse reajuste representa mais que o triplo da média da inflação dos últimos 12 meses, o que traz preocupações para a população do estado.

A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (28), aumentando em 17,46% a tarifa de energia para consumidores residenciais no Maranhão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) explicou que essas novas tarifas são resultado do processo de Revisão Tarifária Periódica (RTP), que ocorre a cada cinco anos e visa ajustar os custos do setor elétrico.

Após a RTP, a decisão de elevar a tarifa foi justificada pela Aneel devido aos custos de distribuição, transporte e aquisição de energia, bem como à remuneração de investimentos da distribuidora do estado, a Equatorial Maranhão, e ao pagamento de encargos setoriais para subsidiar políticas públicas. Esse aumento terá impacto direto na inflação, podendo influenciar o cenário econômico local.

Em São Luís, a taxa de inflação acumulada em 12 meses, contando de abril de 2024 a março de 2025, foi de 5,39%. O G1 buscou informações com a Equatorial para entender os motivos por trás desse reajuste acima da inflação, mas a distribuidora não forneceu detalhes específicos, apenas mencionando que o aumento está previsto com base na RTP.

A RTP é uma etapa obrigatória prevista no contrato de concessão, realizada a cada 4 anos pela ANEEL. Nesse momento, são avaliados os custos, investimentos, eficiência e qualidade do serviço da distribuidora, sendo redefinidas metas operacionais, de qualidade e a remuneração adequada do serviço. A revisão tarifária também reflete a variação de encargos setoriais, geração e transmissão de energia, além de outros fatores financeiros que impactam a tarifa. A Equatorial reforçou seu compromisso em fornecer energia de qualidade aos consumidores maranhenses.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp