Aumento de 45% no pedágio da BR-040 gera questionamentos do MPF à nova concessionária

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Pedágio da BR-040 sofre aumento de 45%, e MPF pede explicações da nova concessionária

O pedágio da BR-040 sofreu um aumento de 45% na tarifa, após um mês da vigência do contrato da nova concessionária, a Elovias. O novo valor passou a ser cobrado na terça-feira (4), enquanto o contrato da concessão foi assinado no dia 2 de outubro. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt).

Para carros de passeio, o valor passou de R$ 14,50 para R$ 21. Motoristas que usam o sistema de pagamento eletrônico, o Tag, e usuários frequentes têm desconto na tarifa.

O Ministério Público Federal pediu esclarecimentos sobre o novo valor. A procuradora Luciana Fernandes Portal Lima Gadelha questiona o cálculo utilizado para o valor da tarifa, a escolha do mês de referência para o reajuste, a data de início para a cobrança do novo valor, que deveria ter sido nesta quinta (6) e não na terça (4), e o valor do desconto para motoristas frequentes.

A procuradora também pede que a Elovias dê ampla publicidade a isso em seu site. A nova tarifa também é questionada pelo prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes (PP) e pelo deputado federal Hugo Leal (PSD). Eles acionaram o Tribunal de Contas da União pedindo a suspensão do aumento. Na representação, eles lembram que o contrato de concessão do trecho da rodovia entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora foi assinado dia 2 de outubro e que o aumento, será “aplicado antes mesmo da entrada em operação plena” da nova empresa.

Procurada, a Elovias disse que o novo valor do pedágio está previsto em contrato e foi aprovado pela Antt. A concessionária também afirmou que garantiu a tarifa com menor valor possível dentro das novas regras da concessão e que o pedágio seria ainda mais caro se as outras empresas que participaram do edital tivessem vencido a disputa. Já a Antt diz que o cálculo de reajuste da tarifa seguiu critérios técnicos e que frentes de obras já estão ativas em vários pontos da rodovia.

A nova empresa responsável pela concessão do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro fica encarregada de concluir as obras da nova subida da Serra de Petrópolis, que estão paradas desde 2016. O prazo para finalização das obras é de até 6 anos a partir da assinatura do contrato de concessão, ou seja, até outubro de 2030. A concessão prevê R$ 8 bilhões em investimentos na duplicação da subida da Serra de Petrópolis.

Dentre as melhorias previstas no edital, publicado em janeiro, destacam-se: 114,3 km de duplicações marginais, 11,7 km de ciclovias, 32 pontos de ônibus, 3 túneis, 12 passarelas, 1 área de escape, 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs), ponto de parada e descanso para motoristas profissionais etc.

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