Casos de homicídios aumentam mais de 70% em agosto no Alto Tietê, aponta SSP
Os casos passaram de 7 para 12 no comparativo com agosto do ano passado. Já os estupros diminuíram 21,8% no mesmo período.
Em agosto, homem foi morto a tiros na Rua Eulina Rosa dos Santos, em Mogi das Cruzes — Foto: Divulgação
O número de homicídios aumentou 71,4% em agosto deste ano no Alto Tietê na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os casos passaram de 7 para 12.
No período, as cidades com mais casos desta natureza foram Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, cada uma com quatro casos registrados. Em seguida, vem Salesópolis com 2 casos, Ferraz de Vasconcelos com um e Suzano também com um. Na região, Arujá, Biritiba-Mirim, Guararema, Poá e Santa Isabel não registraram o crime no último mês.
Em relação aos estupros, foram 43 registros em agosto de 2025, doze a menos do que no mesmo período do ano passado, o que representa uma diminuição de 21,8%.
Do total de estupros em agosto, cerca de 65% das ocorrências, sendo 28 delas, envolviam vítimas vulneráveis – pessoas que não têm o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.
Além disso, os números de registros de lesão corporal dolosa aumentaram 80% e passaram de 427 para 504.
O balanço da criminalidade aponta que os roubos de veículos caíram 10,7% na região: foram de 140 em agosto do ano passado para 125 no último mês. Já em relação aos roubos de carga, o número diminuiu de 12 para 10 em agosto deste ano.
Ainda em relação aos crimes contra o patrimônio, os furtos de veículos apresentaram uma diminuição de 14,2%, indo de 280 para 240.