Press "Enter" to skip to content

Aumento de casos de Covid-19 alerta para risco de mortes em Goiás

Última atualização 29/11/2022 | 15:00

Ao longo das últimas semanas, o número de casos de Covid-19 vem crescendo em Goiás. Esse fator, junto ao baixo índice de vacinação contra a doença, vem contribuindo para o aumento de óbitos em decorrência do coronavírus no estado. A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) já está em alerta.

O alerta da Covid-19 em Goiás

No ano passado, quando houve o pico da Covid-19 não só em Goiás, mas em todo o Brasil, a doença foi responsável por 18.102 mortes no estado. Esse número foi equivalente a 29,4% de todos os registros de óbitos em solo goiano. Neste ano, a porcentagem é consideravelmente menor: 2.258 mortes por coronavírus até o dia 25 de novembro, representando 5,6% do total.

Os números de óbitos por Covid-19 diminuíram justamente por conta da aplicação da vacinação. Em Goiás, a medida começou no dia 18 de janeiro de 2021. Entretanto, a adesão à vacinação diminuiu, o que, aliado à nova onda da doença no País, aumentou a quantidade de óbitos.

A primeira morte pela doença em Goiás ocorreu no dia 26 de março. A vítima era uma idosa de 66 anos, que morava em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Ela era hipertensa, tinha diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica e teve dengue.