Press "Enter" to skip to content

Aumento de casos de Covid-19 faz Goiás retomar medidas de segurança

Última atualização 17/11/2022 | 11:11

Nesta semana, Goiás contou com uma nova explosão de infecção por Covid-19. Entre a primeira e a segunda semana de novembro, o número de casos subiu de 477 para 974, um crescimento de 104,1%. Com isso, o estado já vem tomando algumas medidas para frear esse novo aumento do coronavírus.

A Covid-19 em Goiás

Nos últimos meses, os casos de Covid-19 não só em Goiás, mas em todo o Brasil, diminuíram bastante após a aplicação massiva da vacinação na população. No entanto, o cenário vem se alterando no histórico recente. O último pico no País havia sido em 19 de outubro, com 24.858 registros de novos casos. No entanto, em 10 de novembro, os números voltaram a subir e alcançaram 34.084.

Apesar do sucesso da vacinação, é natural que novas ondas da Covid-19 surjam, principalmente por conta das variantes. A chegada da nova cepa é reconhecida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) como uma ameaça que se tornará realidade em breve. A preocupação é maior com as pessoas não vacinadas e crianças.

A recém-descoberta variante identificada em Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul indica que haverá uma terceira onda da doença no Brasil. Portanto, os próximos meses de dezembro e janeiro devem ser de alta nos casos de Covid-19 em todo o território nacional.

Pensando nisso, a Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou uma nota técnica recomendando o uso de máscaras em lugares fechados e o esquema vacinal completo de alunos, docentes e da comunidade em geral. Além disso, a UFG também recomendou a testagem de pessoas sintomáticas nos laboratórios da universidade.

Neste momento, a SES-GO não reabrirá leitos exclusivos para casos de Covid-19 em Goiás. Ainda, pelo menos por enquanto, não haverá a obrigatoriedade do uso de máscaras. Porém, o monitoramento segue ativo de maneira constante, a fim de avaliar a evolução da situação.