Press "Enter" to skip to content

Aumento de casos de Covid-19 faz municípios ampliarem medidas para atender população

Última atualização 06/01/2022 | 17:47

A nova variante Ômicron vem aumentando os casos de contaminação em todo Brasil. Em Goiás, além do aumento dos casos de Covid-19, o número de testagens também teve acréscimo expressivo.

Segundo o Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue no estado de Goiás (Sindilabs), em dezembro houve um aumento de 60% no número de testes, comparado a novembro. Nos primeiros dias de janeiro, também foi identificado um aumento de 75% em relação ao penúltimo mês de 2021.

Goiânia

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou as medidas para atender a procura por testes de Covid-19. O município irá disponibilizar pontos de testagem para toda população, com aproximadamente 2 mil testes rápidos de antigeno por dia. A partir de hoje(06), dois pontos na modalidade pedestre, estarão recebendo pessoas a partir de 5 anos de idade. Os testes estarão sendo feitos por agendamento através do site da prefeitura.

Os pontos de atendimento disponíveis são:

– Estacionamento do Parque Mutirama: Avenida Contorno, Setor Central (Em frente ao Tatico)

– Praça da Feira do Vera Cruz II: Avenida Gercina Borges Teixeira, 2521, Conjunto Vera Cruz II.

De acordo com a SMS, outros locais serão disponibilizados e divulgados no site da prefeitura a partir desta sexta-feira (07).

Aparecida de Goiânia

Em Aparecida de Goiânia, todos os pontos de vacinação contra a Covid-19, continuam ativos. Os locais estão disponibilizando todas as três doses dos imunizante sem agendamento prévio.

Dentre todos os locais, 36 delas são em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de segunda a sexta-feira. O município também está aplicando a vacina, na Central de Imunização e no drive-thru da Cidade Administrativa Maguito VIlela, de segunda a sábado.

Segundo a Secretaria de saúde da cidade, qualquer pessoa acima de 12 anos já podem receber a primeira dose da vacina. Referenre a quarta dose, também foi dito que o esquema vacina foi ampliado para os imunossuprimidos acima de 18 anos.

Trindade

A cidade de Trindade também está atuando no combate à explosão de casos suspeitos de Covid-19. Com isso, a Prefeitura reestruturou o atendimento na UPA do Setor Cristina, colocando tendas para ampliação do espaço de triagem, aumento no número de médicos e de equipes de enfermagem a cada plantão. Segundo o município, de 200 por dia, saltou para 600 o número de atendidos na última segunda-feira (03). De todos atendimentos, 20% testaram positivo para Covid-19.

Além da Covid-19, Trindade vem lidando com o grande número de pacientes com Influenza, dengue e síndromes típicas do período chuvoso como sinusite e rinite. Com isso, a prefeitura também resolver intensificar a disponibilização de hidratação e outros medicamentos dentro da UPA.

Nos próximos dias, a testagem também será revista, pois no momento ela está sendo feita somente na UPA, sendo exclusivamente para pacientes da unidade e em pessoas que procuravam o maior posto de testagem, o Parque Lara Guimarães. A ideia é que a testagem seja também seja feita na Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Caldas Novas

Foi anunciado na última terça-feira (04), pelo secretário de saúde de Caldas Novas, Cláudio Costa, a descentralização da vacinação contra a Covid-19 no município. Os 5 pontos de vacinação que existem atualmente na cidade, irão para 9, nas Estategias de Saúde da Família (ESFs).

Além das ESFs que realizaram a vacinação somente na parte da manhã, a Rodoviária Municipal, também será ponto fixo de vacinação, atendendo o público de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h. O que vai mudar a cada dia será a marca e dose da vacina.

Pontos de aplicação das 1ª, 2ª e 3ª dose da Pfizer, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30.

ESF Itanhangá lll
ESF Itaguaí lll
ESF Itaici ll
ESF Jequitimar
ESF Santa Efigênia
ESF Parque real
ESF Holiday
ESF Nova Cannã
ESF Setor Universitário