Aumento de custos reduz linha intermunicipal no oeste do Paraná

aumento-de-custos-reduz-linha-intermunicipal-no-oeste-do-parana

A alta no preço do diesel, pressionada pela guerra no Irã, levou a empresa responsável pelo transporte intermunicipal a reduzir horários de ônibus entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. A mudança tem provocado superlotação e dificultado o deslocamento de trabalhadores entre as duas cidades.

A linha é usada diariamente por moradores de Santa Terezinha que trabalham em Foz do Iguaçu. Com menos horários disponíveis, passageiros relatam dificuldade para chegar ao trabalho ou voltar para casa.

Um vídeo mostra o ônibus cheios no trajeto, que dura cerca de uma hora. Além da superlotação, os usuários criticam também a falta de estrutura dos transportes e de ar-condicionado.

Diante da situação, usuários realizaram uma manifestação no terminal de transporte de Foz do Iguaçu. Eles pedem melhorias no serviço e mais horários para atender à demanda.

Empresa alega aumento de custos como motivo da redução

A empresa Viza, que opera o transporte desde 2022, informou em nota para a RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que a redução foi motivada pelo aumento dos custos. Além do diesel mais caro, a empresa afirma que também tem gastos por atender as demandas internas de Santa Terezinha de Itaipu, que não tem transporte coletivo municipal estruturado.

Segundo a companhia, o custo por quilômetro rodado é de cerca de R$ 10, enquanto a tarifa paga pelos passageiros é de R$ 6,75. A empresa diz que não recebe subsídios públicos e depende exclusivamente da arrecadação com passagens.

DER-PR autoriza redução dos horários

A redução de horários foi autorizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O órgão informou que a empresa pode solicitar revisão da tarifa, o que é regulado pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), mas não há pedido formal até o momento.

Sobre as condições dos veículos, a empresa afirma que os ônibus estão com vistorias em dia. Disse ainda que o ar-condicionado não é exigido em contrato e que a instalação aumentaria o valor da passagem.

Prefeitura e empresa buscam soluções para a situação

A Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu informou que acompanha o caso e deve se reunir com a empresa e o DER para discutir soluções. Entre as propostas está a criação de linhas municipais e de um terminal integrado, o que pode reorganizar o sistema e ampliar a oferta de horários.

MAIS LIDAS
Polícia apreende grande quantidade de cigarros contrabandeados na SP-300 em
Deputadas federais têm fotos incluídas em álbum de suspeitas de
Casal de corredores de Florianópolis completa 113 dias seguidos correndo
Cozinheira de 47 anos é morta com golpes de cacetete
Na terça-feira, Marco Antônio Rodrigues Simões assume a Casa Civil
A Prefeitura de Monte Mor fortalece políticas de inclusão produtiva,
Tenente-coronel acusado de matar esposa é recebido com abraço no