Aumento de roubos no Centro de Niterói preocupa moradores e autoridades: medidas de segurança urgentes

aumento-de-roubos-no-centro-de-niteroi-preocupa-moradores-e-autoridades-medidas-de-seguranca-urgentes

O Centro de Niterói, coração da cidade sorriso e onde está localizada a estátua do fundador Arariboia, tem sido alvo de crimes, especialmente roubos de celular e a transeuntes. No primeiro semestre deste ano, o Centro registrou o maior número de casos de roubo de celular (55) e a transeuntes (134) entre os 51 bairros da cidade, mostrando um aumento de 19,6% e 15,5%, respectivamente, em relação a 2024.

Uma das vítimas desses crimes foi Gabriel Santos, morador de São Gonçalo e estudante de Economia na UFF. Em outubro de 2023, ele e um amigo foram abordados por um criminoso na Praça Juscelino Kubitschek, que os ameaçou com uma faca de churrasco para roubar seus celulares. Mesmo buscando ajuda policial, os aparelhos não foram recuperados, mostrando o desafio da segurança na região.

A presença de grande circulação de pessoas no Centro, devido às diversas linhas de ônibus e ao Terminal João Goulart, favorece os roubos de rua. Com mais de cem linhas de ônibus e um movimento diário estimado em 535 mil pessoas, o terminal é ponto de partida para diversas cidades da região, aumentando a diversidade e o volume de pessoas no local.

Além disso, as barcas que partem da Praça Arariboia atraem milhares de usuários diariamente, com a maioria sendo moradores de Niterói e São Gonçalo. A proximidade com outros municípios e a facilidade de acesso por meio da Ponte Rio-Niterói contribuem para a movimentação intensa de pessoas na região central de Niterói.

Mesmo com os esforços da Prefeitura de Niterói em revitalizar o Centro e implementar medidas de segurança, como o cercamento eletrônico, os crimes ainda persistem. A presença de criminosos em busca de celulares para revenda alimenta um ciclo criminoso na região, que desafia as autoridades locais e preocupa os moradores e visitantes.

Diante desse cenário, é fundamental que sejam intensificadas as ações de segurança e prevenção de crimes no Centro de Niterói. Com o apoio da comunidade, órgãos públicos e demais instituições, é possível promover um ambiente mais seguro e tranquilo para todos que circulam pela região, preservando a história e a beleza do coração da cidade sorriso.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp