Câmbio favorável provoca aumento de turistas argentinos no Litoral do RS
A instabilidade econômica causou uma baixa no movimento turístico em 2024, mas a valorização do dólar está contribuindo para o retorno dos turistas argentinos neste ano. Segundo o Sindicato dos Hotéis, houve um aumento de 60% nas hospedagens de argentinos em comparação ao ano anterior.
O Litoral Norte do RS está novamente recebendo um número crescente de turistas argentinos que atravessam a fronteira em busca de praias para passar as férias. Se em janeiro de 2024 o número de turistas argentinos diminuiu devido ao cenário econômico incerto, neste ano o setor hoteleiro está comemorando o aumento no movimento.
O câmbio favorável é um dos fatores que tem motivado os turistas argentinos a retomarem suas viagens para o RS. Com a economia argentina fortemente dolarizada e a moeda norte-americana valendo mais de R$ 6, o consumo no Brasil se torna mais acessível para eles.
Cristian Schiefelbein, um advogado argentino que viajou mais de 10 horas de Oberá, na Argentina, para aproveitar a praia de Capão da Canoa, destaca que este ano estão se permitindo mais mimos, como comer na praia e em restaurantes, graças à economia favorável.
Segundo o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares, a presença de turistas argentinos nas primeiras semanas de janeiro aumentou em 60% em comparação ao ano anterior, marcando o maior crescimento dos últimos nove anos. As redes hoteleiras estão se preparando para receber os turistas argentinos e garantir que tenham uma estadia agradável.
A tendência de viagens em família também tem sido observada, com grupos de 8, 10, 12 pessoas desfrutando das belezas do litoral gaúcho por vários dias. Marcos Turco, gerente comercial de um hotel, destaca que os argentinos gostam de aproveitar tudo o que a região tem a oferecer e permanecer por um longo período.
A diversidade do Brasil, a culinária, o mar e o carinho com que são recebidos são alguns dos atrativos apontados pelo médico Gonçalo Gongora, cuja família composta por 27 pessoas viajou por 15 horas até o litoral gaúcho. Dados da Polícia Rodoviária Federal indicam um aumento de 80% na entrada de argentinos no Rio Grande do Sul em dezembro de 2024 em relação aos meses anteriores.
Para auxiliar os motoristas estrangeiros, a PRF lançou um aplicativo em português e espanhol que fornece acesso às leis de trânsito e à consulta de multas pendentes. Isso visa facilitar a chegada dos turistas argentinos e responder às suas perguntas de forma rápida e prática.