Auto de São Sebastião: missas e procissão marcam o dia do padroeiro do Rio

auto-de-sao-sebastiao3A-missas-e-procissao-marcam-o-dia-do-padroeiro-do-rio

Auto de São Sebastião, missas e procissão marcam dia do padroeiro do Rio

Encenação em frente à Catedral Metropolitana, missas e procissão integram as celebrações pelo Dia de São Sebastião, no Centro e na Zona Norte.

Arcebispo Dom Oroni Tempesta percorre Cristo Redentor e outros locais do Rio com a imagem de São Sebastião

O tradicional Auto de São Sebastião será apresentado nesta terça-feira (20), em frente à Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, às 17h, como parte da programação oficial em homenagem ao padroeiro da cidade.

O espetáculo gratuito integra as celebrações religiosas e culturais do Dia de São Sebastião, que também incluem missas solenes e uma grande procissão entre a Tijuca e o Centro.

A encenação é promovida pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura do Rio, e será seguida por bênção e missa presididas pelo cardeal arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. O Auto começa às 17h, na Avenida Chile, em frente à Catedral.

O espetáculo reúne 15 artistas, entre atores, cantores e bailarinos, e apresenta episódios da vida de São Sebastião, destacando a resistência do santo durante a perseguição aos cristãos no Império Romano.

A história também faz um salto no tempo para revisitar a fundação da cidade do Rio de Janeiro, com a presença de Estácio de Sá e a expulsão dos franceses, ressaltando, segundo a tradição popular, a aparição do santo durante a batalha contra franceses e tamoios.

A montagem tem texto e direção de Luis Fernando Bruno, responsável por produções como o Auto da Paixão de Cristo, nos Arcos da Lapa. Segundo o diretor, “celebrar São Sebastião faz parte do calendário litúrgico e cultural da cidade”.

Após a apresentação do Auto, às 18h, dom Orani João Tempesta celebra a Santa Missa em honra a São Sebastião, no mesmo local.

Além do Auto, a programação religiosa desta terça-feira inclui, às 10h, a Santa Missa Solene na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, na Zona Norte.

À tarde, às 16h, será realizada a Procissão Arquidiocesana, que sai da Basílica, na Rua Haddock Lobo, também na Tijuca, e segue até a Catedral Metropolitana, no Centro, onde ocorre a missa de encerramento das celebrações.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp