Autoridade Portuária de Santos e Marinha formalizam VTMIS na Ilha da Moela: Segurança e Eficiência no Porto de Santos

autoridade-portuaria-de-santos-e-marinha-formalizam-vtmis-na-ilha-da-moela3A-seguranca-e-eficiencia-no-porto-de-santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Marinha do Brasil formalizaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do Sistema de Gerenciamento de Tráfego de Embarcações (VTMIS) na Ilha da Moela, em Guarujá, SP. A parceria entre a APS e a Marinha tem como objetivo garantir a segurança e a eficiência das operações portuárias no Porto de Santos. Com a criação de uma sala de situação na sede da APS, órgãos como Receita Federal, Polícia Federal e Capitania dos Portos poderão reunir esforços para monitorar o tráfego marítimo na região.

O sistema VTMIS consiste na instalação de equipamentos de última geração, como radar marítimo, estação meteorológica, câmeras eletro-ópticas e antenas na Ilha da Moela. Além disso, outras três estações serão implantadas no Morro do Tejereba e na Ilha Barnabé, garantindo a cobertura integral do canal e das áreas de fundeio no Porto Organizado. Essa integração operacional entre a APS e a Marinha fortalece a segurança e a vigilância marítima na região.

A assinatura do acordo de cooperação entre a APS e a Marinha contou com a presença do presidente Anderson Pomini, diretores da Companhia, Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão e Capitão dos Portos Marcus André de Souza e Silva. A implementação do VTMIS proporcionará uma nova era de integração entre os órgãos fiscalizadores, com a operação de uma sala de situação na sede da APS. Com dados compartilhados em tempo real, será possível aprimorar a eficiência das operações portuárias e combater ilícitos de forma mais eficaz.

A tecnologia do VTMIS colocará o Porto de Santos entre os complexos portuários mais avançados do mundo, em termos de segurança e inteligência de dados. Ao ampliar a consciência situacional marítima, o sistema permitirá uma visão global compartilhada do Porto de Santos. Essa ferramenta de auxílio eletrônico à navegação monitora o movimento de navios em águas portuárias, combinando radares marítimos, câmeras de alta definição, estações meteorológicas e sistemas de comunicação.

O edital para a instalação do sistema VTMIS será lançado ainda este ano, marcando o início das obras de implantação aguardadas há uma década pela comunidade portuária. Com todas as estações funcionando com energia solar fotovoltaica, a APS reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a redução dos impactos ambientais das operações portuárias. A implementação do VTMIS representa um avanço significativo na segurança do tráfego aquaviário e na proteção contra ameaças como o tráfico de drogas, reforçando o papel estratégico do Porto de Santos na economia nacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp