Autoridades envolvidas na organização da Romaria do Divino Pai Eterno reforçam a relevância das medidas de restrição adotadas pela Prefeitura de Trindade. O objetivo das medidas conjuntas é evitar o avanço da pandemia de Covid 19.
Seis barreiras sanitárias serão instaladas nesta quinta-feira (24) nas entradas: pelas GO-060, Portal da Fé; GO-465 sentido Abadia de Goiás; GO-050, de Campestre de Goiás, na GO-060 sentido Santa Bárbara de Goiás, e outras duas, nas proximidades da Basílica, no Santuário, e da Igreja Matriz de Trindade, no Centro da cidade.
As informações foram dadas durante entrevista coletiva nesta qurta (23) no gabinete do prefeito Marden Júnior e outras autoridades municipais. Marden citou as proibições e orientações que serão dadas a eventuais visitantes e enfatizou que, se preciso, as restrições podem ser endurecidas.
Romeiros que vierem sozinhos poderão entrar na cidade, mas serão fiscalizados na estrada por policiais do Batalhão Rodoviário. Isso porque a Basílica e as principais igrejas estarão fechadas, assim como os serviços de hospedagem.
Demais atividades comerciais também serão impactadas com limitação de funcionamento, visando desmotivar e até impedir a movimentação de pessoas. Para minimizar os impactos sobre as atividades econômicas que tradicionalmente lucram nesse período, o prefeito anunciou que está previsto um calendário anual a ser lançado em novembro, em parceria com a Igreja Católica, para potencializar atividades turísticas.
O reitor da Basílica, João Paulo dos Santos, também reforçou os reflexos do momento sobre a tradição de vir à Trindade nesse período. “Esperamos que as pessoas fiquem em casa, que elas façam de suas casas o Santuário Basílica”.
Confortando os fiéis que fizeram promessas, ele citou o Papa Francisco que orientou os católicos nessa situação a adiarem suas obrigações. “O melhor é que todos se cuidem. Dessa vez fazemos a contrapropaganda, porque não é o momento de vir a Trindade”, justificou, garantindo que celebrações tradicionais, como a Procissão da Penitência, não vão acontecer, mas serão representadas nas demais cerimônias, disponíveis por meio virtual nas redes sociais, TVs e rádios da congregação e nas redes sociais e site da prefeitura, o www.trindade.go.g ov.br.
Proibições
O município de Trindade seguirá as proibições estabelecidas no decreto municipal 2.337/21, com base nas orientações do GOE-Covid 19, e também na recomendação 08/2021 do Ministério Público Estadual, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goiás no dia 14 de junho. A realização de uma romaria virtual foi uma decisão conjunta, envolvendo a Prefeitura, o Governo do Estado e a Reitoria do Santuário Basílica.
Está proibida a entrada e a circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros, passeio de ciclistas, assim como celebrações tipo missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares, que tenham a presença de público.
Nos dez dias da Festa do Divino Pai Eterno, após as 18 horas, nas regiões 1 e 2 de Trindade, que somam 80 bairros, o comércio tipo bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lanchonetes, açaiterias, pitdogs, pizzaria e similares somente poderão fornecer produtos no sistema pegue e leve (take away), drive thru e entrega (delivery). A multa para descumprimento varia entre R$ 73,00 e R$ 36.600, além de risco de interdição. As proibições valerão até 23h59 do dia 5 de julho.
A população poderá denunciar descumprimento das regras estabelecidas através dos telefones 62 3506-7084 e no whatsapp 62 99125-6778. Já para tirar dúvidas e obter informações, foram disponibilizados os telefones 62 3506-7022 e o whatsapp 62 99535-0503.