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Auxílio Brasil: beneficiários têm até sexta, 14, para atualizar cadastro e evitar suspensão do serviço

Última atualização 12/10/2022 | 17:47

Os beneficiários do Auxílio Brasil, que estão há mais de dois anos sem alteração, devem ficar atentos para não ter o benefício suspenso ou cancelado, visto que o prazo para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) se encerra nesta sexta-feira, 14. 

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

Vários locais em todo país têm registrado filas quilométricas com beneficiários interessados em atualizar seus cadastros. Ao todo, cerca de 263 mil famílias brasileiras ainda precisam fazer a atualização cadastral. Ou seja, correm risco de ficar sem o auxílio.

Suspensão e prazos

A falta de atualização dos dados do CadÚnico pode levar à suspensão de benefícios, e posteriormente, o cancelamento do programa a partir de julho de 2023. Mesmo que o benefício seja federal, as informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. 

As famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017, podem estar regularizando o cadastro até a sexta, a fim de evitar o bloqueio do Auxílio Brasil. Já o prazo para evitar o cancelamento do benefício e da Tarifa Social de Energia Elétrica, se estende até dezembro.

Cadastro

Em março, foi criado o aplicativo do CadÚnico. Pelo canal, além do site na Internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município no link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.