Press "Enter" to skip to content

Avaliação do STF melhora e rejeição cai, principalmente entre anti-Bolsonaro

Última atualização 28/12/2022 | 10:51

Uma pesquisa revelou que críticos do governo Bolsonaro são os que melhor avaliam positivamente a imagem do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi constatada em uma enquete realizada pelo Datafolha na qual também consta que diminuiu a rejeição à Corte. 

 

Em julho deste ano, 33% das pessoas reprovaram a atuação dos ministros e agora caiu para 31%. Esse percentual é o mesmo de aprovação. O instituto aponta que homens (36%), com mais instrução (40%), ricos (61%) e apoiadores do atual governo (50%) lideram na rejeição ao STF.

 

Avaliação popular do STF

Julho de 2022 Dezembro de 2022
Avaliação Positiva 23% 31%
Avaliação Negativa 33% 31%
Avaliação Regular 34%
Não sabe avaliar 4%

Fonte: Datafolha

 

A relação entre o governo Lula e o Judiciário deve ser boa, segundo a população. Após uma sequência de embates desde a Operação LavaJato iniciada na gestão de Dilma Rousseff, em 2014, a tendência é de uma relação amistosa para 54% das pessoas ouvidas pela Datafolha. A maioria delas é da região Nordeste, reduto eleitoral do petista. Os ricos são os que mais duvidam de uma boa relação a partir do ano que vem.

 

O discurso de Lula na cerimônia de diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liderada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, neste mês deu sinais de que o passado é passado. Ele elogiou o “enfrentamento à violência, à ilegalidade, ao desrespeito” e se comprometeu a “construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez este diploma de presidente eleito do Brasil”.

 

A pesquisa Datafolha ouviu 2.026 pessoas em 126 municípios de todo o Brasil e tem índice de confiança de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.