A avaliação ‘ótima/boa’ do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve em 30% na pesquisa Ipsos/Ipec divulgada nesta terça-feira, 9, ante a realizada em setembro. O percentual daqueles que consideram Lula ‘ruim/péssimo’ totaliza 40%, um aumento em relação ao levantamento anterior que registrava 38%. Já a classificação ‘regular’ ficou em 29%, comparado a 31% antes. O número de entrevistados que não sabem ou não responderam foi de 2%, aumentando em relação aos 1% da pesquisa passada.
A aprovação de Lula agora é de 42%, caindo em relação aos 44% de setembro. Por outro lado, 52% desaprovam o presidente, um leve aumento dos 51% anteriores. O percentual de não sabem ou não responderam foi de 6%, enquanto em setembro era 5%. Lula obteve 40% de confiança, diminuindo um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, com 56% afirmando não confiar no presidente e 4% não sabendo ou não respondendo, aumentando dos 3% anteriores.
Quanto às expectativas dos entrevistados, 24% percebem o governo Lula de maneira positiva, mantendo o índice em relação a setembro. Por outro lado, 43% têm uma percepção pior, uma pequena queda dos 44% anteriores, enquanto 31% veem como igual, comparado aos 30% passados. A porcentagem de não sabem ou não responderam foi de 2%, diminuindo dos 3% da pesquisa anterior.
A pesquisa foi realizada entre 4 e 8 de dezembro, com 2 mil entrevistas em 131 cidades brasileiras. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.



