Press "Enter" to skip to content

Avanço: uso de pele de tilápia no tratamento de queimaduras

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) recebeu no último sábado (14), uma palestra com o pesquisador e cirurgião plástico Edmar Maciel. Coordenador da pesquisa da pele da tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras, ele falou sobre esse procedimento inovador que utiliza a pele de um animal aquático para a assistência dos pacientes que sofreram desse trauma. 

O pesquisador explicou que o tratamento com a pele de tilápia se diferencia pois o curativo não precisa ser trocado diariamente. Fato que reduz as dores dos pacientes. Além disso, a  técnica, que vem sendo desenvolvida e testada desde 2014, tem custos menores. A pele colocada em queimaduras de segundo grau permanece até o final do tratamento.

O curso é a primeira etapa de capacitação para a execução da pesquisa nos tratamentos aos pacientes vítimas de queimaduras do HUGOL. A próxima fase será o treinamento com a equipe médica para habilitá-los a integrar o projeto. O supervisor do Centro de Referência em Assistência a Queimados do hospital, Fabiano Arruda, acredita que o método será benéfico para a maioria dos pacientes, pois eles retornarão pra casa mais cedo. 

A pesquisa contribui para que a unidade do HUGOL seja inserida no âmbito na ciência. Já se trata de uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, mas a pesquisa, para  Fabiano Arruda, “é um marco para o Brasil, uma revolução científica, uma inovação que impactará na área médica nos próximos anos”.