Avanço: uso de pele de tilápia no tratamento de queimaduras

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) recebeu no último sábado (14), uma palestra com o pesquisador e cirurgião plástico Edmar Maciel. Coordenador da pesquisa da pele da tilápia para o tratamento na cicatrização de queimaduras, ele falou sobre esse procedimento inovador que utiliza a pele de um animal aquático para a assistência dos pacientes que sofreram desse trauma. 

O pesquisador explicou que o tratamento com a pele de tilápia se diferencia pois o curativo não precisa ser trocado diariamente. Fato que reduz as dores dos pacientes. Além disso, a  técnica, que vem sendo desenvolvida e testada desde 2014, tem custos menores. A pele colocada em queimaduras de segundo grau permanece até o final do tratamento.

O curso é a primeira etapa de capacitação para a execução da pesquisa nos tratamentos aos pacientes vítimas de queimaduras do HUGOL. A próxima fase será o treinamento com a equipe médica para habilitá-los a integrar o projeto. O supervisor do Centro de Referência em Assistência a Queimados do hospital, Fabiano Arruda, acredita que o método será benéfico para a maioria dos pacientes, pois eles retornarão pra casa mais cedo. 

A pesquisa contribui para que a unidade do HUGOL seja inserida no âmbito na ciência. Já se trata de uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e extensão universitária, mas a pesquisa, para  Fabiano Arruda, “é um marco para o Brasil, uma revolução científica, uma inovação que impactará na área médica nos próximos anos”. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiânia autoriza motociclistas a utilizarem corredores exclusivos para ônibus

A partir desta segunda-feira, 6, os corredores exclusivos para ônibus em Goiânia também poderão ser utilizados por motociclistas. A decisão, implementada pelo prefeito Sandro Mabel (UB), faz parte de uma estratégia para melhorar o fluxo do trânsito na cidade.

A liberação começou na última quinta-feira, 2, logo após a posse do prefeito, com um teste na Avenida Jamel Cecílio. Agora, o acesso será permitido em outras vias importantes, incluindo as Avenidas T-63, T-7, T-9, 85, Universitária, além da Rua 10 e da Avenida Assis Chateaubriand.

Para garantir a segurança da nova medida, a prefeitura encomendou um levantamento sobre acidentes nos corredores de ônibus. Um monitoramento adicional será realizado durante a implementação, a fim de analisar os impactos na segurança viária.

No entanto, o uso dos corredores pelos motociclistas será regulado por normas específicas. Não será permitido embarcar ou desembarcar passageiros nessas faixas, e o acesso deverá ocorrer apenas em trechos autorizados ou nos cruzamentos.

Especialistas em trânsito destacam que a convivência entre ônibus e motocicletas nesses espaços exige atenção redobrada. Devido às diferenças de porte dos veículos e aos pontos cegos dos ônibus, motociclistas devem evitar permanecer ao lado dos coletivos ou realizar manobras em curvas próximas a eles, para reduzir riscos de acidentes.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp