Ave biguá ferida por anzol é resgatada na Lagoa da Pampulha

ave-bigua-ferida-por-anzol-e-resgatada-na-lagoa-da-pampulha

Ave biguá ferida por anzol é resgatada presa em linhas de pesca na Lagoa da Pampulha; VÍDEO

Com pescoço longo e olhos azuis que se destacam em meio à plumagem totalmente preta, o biguá é uma ave aquática muito comum na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.

Resgate de ave biguá na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte

Um exemplar de biguá, uma ave aquática, foi resgatado ferido enroscado em galhos e linhas de pesca na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A equipe de reportagem da TV Globo flagrou o momento em que a Guarda Municipal salvou o animal, na manhã desta terça-feira (25).

Os agentes enfrentaram dificuldade para resgatar o animal porque ele estava entrelaçado na rede e dentro da água, já com algumas escoriações. Depois de conseguir soltá-lo, perceberam que um ferimento no pescoço, causado por anzol.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, ela foi enviada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, onde receberá os cuidados de veterinários.

PESCA PROIBIDA

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte esclareceu que a natação e a pesca são proibidas na Lagoa da Pampulha, bem como a prática de esportes náuticos. No local há placas indicativas da proibição.

BIGUÁ

Ave aquática que pode pesar mais de 1 quilo, a biguá tem plumagem totalmente preta com saco gular amarelo. O animal encanta pelos olhos azuis que se destacam. Possui pescoço longo, cabeça pequena, bico cinzento amarelado longo e fino.

Com 18 quilômetros de extensão, a Lagoa da Pampulha abriga mais de 700 espécies de aves, mamíferos, répteis e moluscos.

Por estar inserida em um perímetro urbano, é comum que resgates de animais sejam feitos, seja por haver acidentes decorrentes da ação humana, como foi o caso do biguá; ou porque os animais saem da lagoa para ‘passear’, como foi o caso recente do jacaré.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp