Press "Enter" to skip to content

Avenida Castelo Branco passa a se chamar Agrovia Iris Rezende Machado

Última atualização 17/11/2022 | 15:39

A Câmara aprovou nesta quinta-feira, 17, o Projeto de Lei 301/2022, do vereador Clécio Alves, Partido Republicanos. O projeto propõe a mudança de nome da Avenida que leva o nome do ex-ditador Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado.

O projeto obteve 16 votos favoráveis e oito contra, e segue agora para sanção pelo Executivo.

“Para mim, é um motivo de muita alegria ter este projeto aprovado, em nome do poder Legislativo. Espero em breve poder assinar o autógrafo de lei”, afirmou Clécio Alves.

O parlamentar disse ainda que pretende levar ainda nesta quinta o projeto em mãos ao prefeito interino Romário Policarpo (Patriota), para que o mesmo seja sancionado pelo Executivo. “Vou neste instante levar o autógrafo de Lei ao prefeito Romário Policarpo para que faça o trâmite em caráter de urgência e que seja o quanto antes sancionado”, pontuou.

O texto também recebeu aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), em que sofreu emenda do presidente da Comissão, vereador Henrique Alves (MDB), garantindo prazo de cinco anos para que os comerciantes façam as modificações necessárias.

O projeto 

A sugestão pela troca de nome da Avenida, segundo Clécio, foi inspirada no trabalho e no papel político desempenhado por Iris, que exerceu cargos como vereador, senador, ministro da Agricultura e da Justiça do Brasil, além de governador de Goiás por duas vezes e prefeito de Goiânia por três mandatos. “Iris fez pelo município, estado e nação, esta é uma homenagem muito pequena”, afirmou.

O vereador disse ainda que é inaceitável deixar que o nome de um ditador faça parte da história de Goiânia. “Iris fez muito por Goiânia, por Goiás e também pelo Brasil. Um bom exemplo disso é quando ele foi ministro da Agricultura, em que nosso país bateu recorde na safra de grãos, em uma época em que a agricultura do Brasil enfrentava momentos de dificuldades. Então, nada mais justo do que dar o nome desta Avenida a Iris Rezende Machado, que é uma Avenida que representa o agronegócio no estado de Goiás. Para mim, é um motivo de muita alegria fazer esta justa homenagem, juntamente com a maioria do parlamento”, concluiu.

Relembre a trajetória de Iris Rezende 

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, a 86 quilômetros da capital, começou na carreira política ainda muito jovem quando foi eleito a vereador, em 1958. Desde então, o político ocupou importantes cargos políticos locais e nacionais.

Em 1966 ele foi eleito pela primeira vez como prefeito de Goiânia. Após isso ele foi governador de Goiás ( 1983 a 1986 / 1991 a 1994), Ministro da Justiça (1997), Ministro da Agricultura (1986), deputado estadual, senador (1995).

Suas administrações foram marcadas por ações sociais e de meio ambiente. Iris marcou Goiás com os mutirões que ajudaram a construir moradias, bairros, prestar serviços públicos de limpeza urbana e herborização. Em uma dessas ações ele chegou a construir mil casas em um só dia, feito que foi parar no livro dos recordes.