Avenida Dom Aguirre: alagamentos em Sorocaba geram debate e obras previstas

avenida-dom-aguirre3A-alagamentos-em-sorocaba-geram-debate-e-obras-previstas

As últimas enchentes que aconteceram em março de 2026 na avenida Dom Aguirre em Sorocaba (SP) não são um episódio isolado na história da cidade. Sendo a marginal do principal rio do município, a avenida e os moradores da região sofrem, há anos, com os alagamentos nos períodos de chuvas.

Um levantamento realizado pela TV TEM identificou que, há mais de 20 anos, diferentes gestões municipais realizaram obras com o intuito de conter as enchentes, mas os R$ 7 milhões investidos em torno do Rio Sorocaba ainda não resultaram em soluções eficazes.

Desafios recorrentes

De acordo com especialistas, da segunda metade do século XX para os tempos atuais, o Rio Sorocaba começou a receber esgoto com o crescimento desordenado das construções em bairros a sua volta. Com isso, as enchentes começaram a ser um problema cada vez mais frequente na vida dos sorocabanos.

William Vichete, professor e pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), indica que são necessárias obras especialmente nas cidades que estão acima de Sorocaba e pertencem à bacia hidrográfica do rio para diminuir estes impactos.

Novas intervenções

Na contramão da orientação do pesquisador, uma nova obra está prevista para ser realizada ainda este ano na avenida Dom Aguirre. Uma construtora já foi escolhida, por meio de licitação, para iniciar a implementação de uma via à direita do rio.

A nova marginal vai ligar a rua Padre Madureira, no bairro Árvore Grande, à alameda Batatais, no Jardim Saira. A obra é debatida há anos e divide opiniões, sendo questionada por ambientalistas e pesquisadores.

Histórico de intervenções

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, nos próximos meses serão realizadas uma obra de canalização de 1,2 km do Córrego Piratininga, além de um projeto para elevação de pista na avenida XV de Agosto. Também há a previsão da construção de um reservatório de detenção de cheias no Jardim Saira.