Aves urbanas: Comedouro em janela de apartamento conquista a internet

aves-urbanas3A-comedouro-em-janela-de-apartamento-conquista-a-internet

Comedouro feito em janela de apartamento faz sucesso na internet

Vídeos com registros cotidianos conquistaram seguidores e milhares de visualizações. Iniciativa inspira mais pessoas à prática da observação de aves.

Comedouro feito em janela de apartamento faz sucesso na internet

Apaixonado pela natureza desde a infância, o reparador automotivo Joélcio Santos de Oliveira, de 45 anos, encontrou na janela do próprio apartamento em Canoas (RS), uma forma inusitada de se aproximar da vida silvestre.

Após se mudar para o imóvel, ele passou a observar um intenso movimento nas árvores do vizinho e decidiu instalar bebedouros para beija-flores. A resposta foi quase imediata: as aves começaram a frequentar o local diariamente. “Eu já tinha bebedouros para beija-flor e comecei a colocá-los na janela. Rapidamente os beija-flores vieram”, conta.

Com o tempo, novas espécies surgiram. Além dos beija-flores, a cambacica foi uma das primeiras a se aproximar, seguida por sanhaços, sabiás, bem-te-vis e outras aves típicas do ambiente urbano, como algumas espécies de pica-pau.

Com o aumento da visitação, Joélcio decidiu oferecer frutas no parapeito da janela, com a instalação de uma pequena estrutura de madeira, presa por uma ventosa. De dentro de casa, com a ajuda da “camuflagem” do reflexo do vidro, passou a observar as aves de perto, sem interferir no comportamento natural delas. “Elas aproximaram cada vez mais”, conta. A iniciativa transformou o local em um verdadeiro comedouro urbano.

Os registros dessa convivência começaram a ser compartilhados nas redes sociais e rapidamente chamaram a atenção do público. No início de 2025, o perfil de Joélcio tinha pouco mais de 300 seguidores, atualmente, já ultrapassa os 70 mil.

Um dos vídeos publicados passou de 14 milhões de visualizações. Para ele, muitos seguidores acompanham o conteúdo por não terem a possibilidade de manter contato direto com a natureza no dia a dia.

> “Eu não imaginava que as pessoas também gostariam de ter esse contato com elas. Recebo muitos comentários com elogios, dicas e dúvidas. Os seguidores adoram essa interação com as aves”, conta ele.

A experiência também mudou a forma como Joélcio enxerga o mundo. “Contemplar as aves livres me mostrou o valor da liberdade. Me deu muito mais consciência ambiental.”, afirma. Ele conta ainda que a observação de aves funciona como uma espécie de terapia.

A prática, no entanto, exige cuidados. De acordo com Joélcio, os comedouros são lavados diariamente com água e sabão, e os bebedouros dos beija-flores passam por uma limpeza mais profunda semanalmente, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

O alcance do conteúdo tem inspirado outras pessoas a criar espaços semelhantes em casa. “Muita gente me procura para saber o que precisa fazer para atrair aves de forma responsável”, diz. Ele recebe fotos, dúvidas e pedidos de orientação, mostrando que uma iniciativa simples pode estimular a observação de aves e a reconexão com a natureza, mesmo em áreas urbanas.

VÍDEOS: DESTAQUES TERRA DA GENTE

50 vídeos

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp