Press "Enter" to skip to content

Avião aborta pouso após “quicar” na pista de ilha em Portugal

Última atualização 13/01/2024 | 10:48

Um avião modelo Airbus A320neo da Scandinavian Airlines, com 90 passageiros a bordo, enfrentou momentos críticos ao abortar pouso no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo, em Funchal, Portugal. O incidente ocorreu durante o voo regular SK2901, proveniente de Estocolmo, Suécia, no dia 6 de janeiro.

O comandante, ao confrontar-se com ventos cruzados na pista 23, optou por abortar a aterrisagem após um toque duro no lado direito e indícios de problemas no motor esquerdo. O vídeo do grupo ‘Madeira Aviation’, no YouTube, documenta o momento tenso.

Veja o vídeo:

 

Depois da arremetida e a realização de 3 órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) para avaliação da situação, seguida da decisão de desvio para Las Palmas, a aeronave pousou sem maiores incidentes cerca de 90 minutos depois.

Fontes em Las Palmas indicam que o avião permaneceu estacionado para inspeção técnica, avaliando especialmente o motor afetado. Após uma noite em Grã-Canária, os passageiros foram transportados de volta à Madeira no avião de matrícula LN-RGN. O voo SK2902 está previsto para chegar a Estocolmo/Arlanda neste domingo à noite.

O comandante da TAP na reforma, José Correia Guedes, partilhou na rede social X um dos vídeos e explica o que terá acontecido. “Aterragem muito dura e possível compressor stall no motor #1 do A320Neo da SAS”.

Um compressor stall, segundo o mesmo, ocorre “por vezes quando o fluxo de ar que entra no motor é perturbado. O fato da chama aparecer quando o trem toca no solo parece apontar para essa possibilidade mas a mudança súbita de vento também pode contribuir”.