Press "Enter" to skip to content

Avião cai e deixa ao menos 68 pessoas mortas no Nepal

Última atualização 15/01/2023 | 16:05

Um avião bimotor caiu no oeste de Pokhara, no Nepal, deixando ao menos 68 pessoas mortas neste domingo, 15. Um dos passageiros fazia uma live no Facebook no exato momento que a aeronave iria aterrissar, porém ela começa a balançar e sofre a queda. O vídeo foi postado pela imprensa local, incluindo o The New Indian, portal de notícias indiano.

Em um outro vídeo, gravado por um cidadão próximo ao local da queda, também mostra exato momento que a aeronave balança no ar e faz uma inclinação para a esquerda antes de cair. As causas do acidente são desconhecidas mas estão sendo investigadas.

A aeronave ‘ATR 72’ era operada pela empresa de voo domésticos Yeti Airlines. Transportava 72 pessoas e havia decolado da capital do país, Katmandu, antes de sofrer o acidente. Informações das forças armadas locais relataram que 44 corpos já foram retirados do local do acidente.

Sonu Jaiswal, de 35 anos, o homem que fazia a live, era um dos passageiros indianos, e aparece entre os mortos do acidente. De acordo com The New Indian, ele estava no Nepal com três amigos da mesma nacionalidade. Além deles, estavam na aeronave 57 nepaleses, quatro russos e dois sul-coreanos. Também se encontravam um irlandês, australiano, francês e argentino.

Centenas de soldados nepaleses estão envolvidos na operação no local do acidente nas proximidades do rio Seti, a apenas um quilômetro e meio do aeroporto. De acordo com um comunicado do governo, o primeiro-ministro de Nepal, Pushpa Kamal Dahal, convocou uma reunião no gabinete de emergência após a queda do avião.

Acidentes aéreos são comuns no Nepal

Este acidente é o mais mortal no país desde março de 2018, quando uma aeronave, também em Katmandu, matou 51 pessoas. Enquanto há 30 anos, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu em uma encosta ao se aproximar da capital, matando 167 pessoas.

O país possui oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Everest, e sofre mudanças meteorológicas repentinas, o que acaba ocasionando acidentes aéreos.

Assista aos vídeos: