Na última sexta-feira (7), um acidente envolvendo um avião de pequeno porte na Zona Oeste de São Paulo deixou dois mortos e sete feridos. Os trágicos acontecimentos poderiam ter sido ainda mais devastadores se não fosse por um cruzamento fechado e um desembarque rápido de passageiros de um ônibus que foi atingido por destroços da aeronave. A ação rápida e precisa evitou uma tragédia ainda maior na região.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o avião, um King Air, tocou o solo na Avenida Marquês de São Vicente, com o semáforo fechado para outros veículos. O vídeo mostra as chamas saindo da aeronave e, posteriormente, a explosão que atingiu a parte traseira de um ônibus municipal. Felizmente, todos os passageiros, o cobrador e o motorista conseguiram desembarcar do veículo antes que fosse consumido pelas chamas.
O piloto e um passageiro que estavam a bordo do avião infelizmente não resistiram ao acidente e foram encontrados carbonizados. Já as seis pessoas que estavam no ônibus, juntamente com um motociclista que foi atingido por uma peça da aeronave, foram socorridos pelos bombeiros. As autoridades, incluindo a Aeronáutica e a Polícia Civil, estão investigando as causas do acidente e possíveis responsabilidades.
Especialistas em gerenciamento de risco e pilotos da aviação executiva foram consultados sobre o incidente. Gerardo Portela ressaltou que a tragédia poderia ter sido muito pior se não fosse a combinação de fatores que permitiu um pouso de emergência no momento certo. O alinhamento de circunstâncias, como o cruzamento fechado, contribuiu para que o número de vítimas fosse reduzido, evitando uma tragédia com proporções ainda mais impactantes.
O fato de a explosão do avião em uma avenida movimentada não ter causado mais mortes e feridos surpreendeu a todos. A rápida ação dos passageiros do ônibus e o desembarque ágil contribuíram para que uma tragédia em potencial fosse contida. As circunstâncias que envolveram o acidente em São Paulo ressaltam a importância da prevenção e da segurança em casos como esse, salvando vidas e evitando tragédias maiores.