Press "Enter" to skip to content

Avião cai no Amazonas e 14 pessoas morrem; 4 são empresários goianos

Última atualização 17/09/2023 | 15:42

Um avião que transportava 12 turistas na tarde do último sábado, 16, caiu na região de Barcelos, no interior do Amazonas, deixando 14 mortos. De acordo com a Defesa Civil do estado, entre os mortos estavam 12 passageiros, que estariam no local para a prática de pesca esportiva, o piloto e o copiloto da aeronave.

Até o momento, não é possível saber as causas do acidente. A queda do avião teria ocorrido quando ele se aproximava do pouso, no aeroporto de Barcelos. “Devido às péssimas condições climáticas, duas aeronaves retornaram para Manaus e o piloto do avião decidiu tentar o pouso”, diz nota da Defesa Civil do AM.

A aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. A empresa estava regular e tinha permissão para atuar em táxi aéreo, segundo registro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Nas redes sociais, a empresa de táxi aéreo afirmou que “a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, os corpos foram levados para uma escola municipal em Barcelos, já que no município não há uma câmara fria ou uma sede do Instituto Médico Legal (IML).

Empresários goianos

A empresa Manaus Aerotáxi divulgou uma lista com os nomes dos passageiros, mas a Segurança Pública do Amazonas comentou que só poderá confirmar os nomes das vítimas após o Instituto Médico Legal (IML) realizar perícia nos corpos.

Pelo menos quatro das vítimas moravam em Goi­­­­­­­­­ás. Um era de Anápolis e um de Niquelândia, outros eram moradores de Uruaçu. Outros passageiros eram de Uberlândia. Os quatro goianos são empresários em diferentes cidades de Goiás. Confira a lista divulgada:

Witter Ferreira De Faria

Witter Ferreira De Faria é natural de Itumbiara e empresário no ramo do agronegócio em Uruaçu.

Gilcrésio Salvador Medeiros

Gilcrésio Salvador Medeiros, era dono de uma pousada em Niquelândia. Bethânia Santos, ex-mulher de Gilcrésio, lamentou o acidente em um vídeo publicado no perfil da pousada nas redes sociais.

Marcos de Castro Zica

Marcos de Castro Zica, de 48 anos, casado e com dois filhos. Marcos era engenheiro agrônomo e empresário e morava entre Goiânia e Uruaçu. Ele também tinhas lavouras na região de Uruaçu e Mara Rosa.

Fábio Campos Assis

Fábio Campos Assis é empresário e dono de um comércio em Anápolis. O empresário, que atuava no ramo de bebidas, gravou um vídeo em que compara o avião a uma ‘lata de sardinha’ pouco antes de a aeronave cair.